Economia Titulo
VW vai ampliar fábrica de pesados
05/01/2005 | 14:38
Compartilhar notícia


A Volkswagen prepara para o segundo semestre nova ampliação na fábrica de caminhões e ônibus de Resende (RJ). Em agosto, a montadora iniciou segundo turno de trabalho que possibilitou a produção diária de 150 veículos, 36% acima da capacidade anterior. A partir de julho, com adaptações na linha de montagem e contratação de funcionários, a empresa ganhará capacidade produtiva extra de 13%, ou 170 unidades diárias.

Outro projeto em desenvolvimento pela Volks Caminhões é a instalação de fábrica nos Emirados Árabes, em 2006. A empresa fornecerá tecnologia de fabricação e todos os componentes dos veículos, que serão montados em Abu Dhabi. O projeto é igual ao desenvolvido pela montadora no México, cuja fábrica entrou em operação em outubro. Outra unidade começará a operar na África do Sul, também no próximo ano.

As negociações para a instalação da nova fábrica estão sendo feitas pela matriz da Volks. O projeto prevê investimentos de 40 milhões de euros e montagem inicial de mil veículos no primeiro ano e 3 mil veículos nos anos seguintes.

O vice-presidente da Volkswagen Veículos Comerciais, Roberto Cortes, prefere aguardar a conclusão das negociações para comentar o assunto. Mas adiantou que os projetos da África do Sul e dos Emirados Árabes devem duplicar as exportações da fábrica brasileira – que, neste ano, devem totalizar 7 mil veículos. Em 2004, a empresa exportou 5.724 caminhões e ônibus, com crescimento de 110% em relação ao ano anterior.

A Volks encerrou 2004 na liderança de vendas de caminhões com capacidade de carga de sete até 45 toneladas, segmento que não inclui vans e picapes de grande porte. A empresa vendeu 24.335 unidades no varejo, ficando com 32,5% de participação no mercado.

A Mercedes-Benz reclama para si o título de líder e diz ter registrado 23.872 emplacamentos de caminhões. A base de dados é diferente, mas mostra a acirrada disputa no mercado, assim como ocorre entre as montadoras de automóveis.

Segundo Cortes, a fábrica de Resende opera com horas extras aos sábados para dar conta da demanda. “O mercado dá sinais de aquecimento. Por isso a necessidade da ampliação da produção, que será feita com novas contratações.” Em outubro, a empresa contratou 400 pessoas e hoje tem 2,8 mil funcionários. Neste ano, a Volks também entrará em dois novos segmentos: vai produzir um caminhão leve (até cinco toneladas) e um extra-pesado (acima de 43 toneladas).

Mercado – As vendas totais de veículos em 2004 somaram 1.578,8 mil unidades, 10,5% acima de 2003. Só em dezembro foram vendidas 176,6 mil unidades, um dos melhores resultados mensais do setor. Pela primeira vez, a General Motors liderou o mercado total, com 364,2 mil veículos vendidos.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;