Cultura & Lazer Titulo
Intercâmbio precisa das 7 cidades
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
04/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O Núcleo Estratégico de Cultura do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC projeta para abril a primeira edição de evento de intercâmbio cultural entre as sete cidades. A decisão foi tomada terça-feira em reunião na sede da entidade regional, com a presença de representantes de quatro prefeituras (São Caetano, Diadema, Mauá e Rio Grande da Serra), além do Fórum Regional de Cultura, de Santo André, pela sociedade civil.

Para viabilizar o projeto, o núcleo espera a participação de todas as cidades. "É importante que os sete municípios estejam engajados", diz a coordenadora Ana Paula Bernardes, também assessora de planejamento da Secretaria de Cultura de São Caetano.

Representante do fórum andreense, o produtor cultural Carlos Lotto foi ainda mais direto: "Santo André e São Bernardo, que sempre foram as maiores potências culturais da região, não podem ficar de fora". Segundo Ana, Ribeirão Pires tem participado com frequência, tendo faltado apenas na última reunião.

CONVOCAÇÃO - Na esperança de contar com as outras cidades, o núcleo agendou reunião extraordinária para terça-feira, às 14h, novamente no Consórcio. "Os convites já foram enviados", afirma a coordenadora.

A estratégia é realizar um evento piloto em abril, sem a aplicação de dinheiro público. "Vamos utilizar as ferramentas já existentes, no caso os Pontos de Cultura", afirma Lotto.

A ideia é fazer a produção cultural local circular pelo Grande ABC, inclusive estimulando o nascimento de novos projetos. Em outras etapas, haveria participação de núcleos de formação já existentes, como a Fundação das Artes e outros, além de orquestras já em atividade.

Para o segundo semestre, estuda-se a abertura de edital para pagar as produções que circulariam. O dinheiro viria de um fundo de cultura regional a ser criado e abastecido com dinheiro público e privado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;