Setecidades Titulo
S.Bernardo: Príncipe Humberto abre com falta de informação
Rodrigo Cipriano
Do Diário do Grande ABC
10/11/2003 | 22:07
Compartilhar notícia


O primeiro dia de atendimento emergencial para maiores de 18 anos no Hospital Príncipe Humberto, nesta segunda-feira, em São Bernardo, foi marcado pelo desencontro de informações. Poucos adultos sabiam que o atendimento público, feito normalmente no Pronto Socorro Central da cidade, atualmente em reformas, havia sido transferido para lá. Apesar de destacar uma recepcionista de prontidão e de fixar uma faixa na porta do hospital, a administração municipal não conseguiu evitar que muitos fossem pegos de surpresa no PS Central.

“Estou me recuperando de uma pneumonia fortíssima e tive que vir a pé até aqui (ao Hospital Príncipe Humberto) para conseguir atendimento”, afirmou o estudante Helivaldo dos Santos, 21 anos. A camelô Hermita de Souza, 53 anos, passou pelo mesmo problema. “Foram quase 30 minutos de caminhada. Essa foi minha única opção. Não tinha dinheiro para pagar uma passagem extra de ônibus”, disse.

Segundo a diretora do Departamento de Atenção Primária à Saúde de São Bernardo, Sandra Regina Ferreira Passos, uma perua e uma ambulância foram designadas nesta segunda para o transporte das pessoas que procuraram atendimento no PS Central de São Bernardo até o Hospital Príncipe Humberto. No entanto, nenhum dos entrevistados pela reportagem disse ter recebido a oferta do serviço.

A diretora afirmou ainda que uma equipe médica permaneceu de prontidão durante todo o dia de ontem no PS Central para garantir o atendimento preliminar aos casos mais sérios que pudessem chegar ao local. “Essa estrutura deve ser mantida até o momento que as pessoas passem a ir direto ao Príncipe Humberto, para passarem pelo pronto socorro”, afirmou Sandra.

A diretora não soube dizer quando isso deve ocorrer. “Acredito apenas que seja uma questão de tempo.” O atendimento emergencial para menores de 18 anos continua sendo feito no PS Central.

Mudança – Desde a última quinta-feira, a Secretaria da Saúde de São Bernardo assumiu a administração do Hospital Príncipe Humberto, que estava desativado desde o início do segundo semestre deste ano, após acumular dívidas – entre elas, para a Prefeitura de São Bernardo. Amparada pela Constituição e por um decreto municipal, a Prefeitura tomou para si, temporariamente, o controle do local. Desde o início, o objetivo era transferir para o hospital o atendimento do PS Central, que passa por reformas.

A mudança do local de atendimento aconteceu às 7h desta segunda. O atendimento no Hospital Príncipe Humberto deve se estender até maio do próximo ano, quando a reforma no PS Central deve ser concluída.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;