Cultura & Lazer Titulo
FHC visitará Expo-2000 de Hannover
Do Diário do Grande ABC
19/05/2000 | 11:29
Compartilhar notícia


A Exposiçao Universal de Hannover, Expo-2000, abrirá suas portas no próximo dia 1º de junho com uma cerimônia oficial em que participarao as autoridades máximas do governo alemao, bem como chefes de Estado e convidados do exterior. O presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, estará entre os que assistirao à cerimônia inaugural da mostra, a primeira deste tipo na história da Alemanha.

Sao esperados 40 milhoes de visitantes durante os cinco meses em que a Expo 2000 estará aberta, até o próximo dia 31 de outubro.

Os Estados Unidos sao o grande ausente da exposiçao. O país desistiu de participar no último instante, por motivos orçamentários. Tampouco estarao presentes Argentina, Chile e Uruguai, que se desculparam pelas severas medidas de austeridade introduzidas por seus novos governos.

A América Latina, incluindo Cuba, estará presente em um pavilhao conjunto, em que os países que decidiram participar exibirao aspectos econômicos e culturais dentro da temática que domina a mostra: ``O Porvir de um Mundo Novo - O Homem, a Natureza e a Técnica'.

Artistas famosos, peças de teatro e concertos fazem parte da agenda cultural da exibiçao. Carlos Santana, B.B. King, Marianne Faithfull e Patricia Kaas sao alguns dos nomes confirmados, além da Orquestra Filarmônica de Berlim (dirigida por Kent Nagano).

Segundo a responsável-geral da mostra, Birgit Breuel, se espera a participaçao de 180 países, além de organizaçoes internacionais, como as Naçoes Unidas, e 20 ONGs.

Em um espaço de 1,7 milhao de m², a exposiçao reunirá os pavilhoes dos países e outros 20 pavilhoes pertencentes ao parque temático da mostra.

A organizaçao da Expo-2000 previu gastos de US$ 1,7 bilhao, que devem ser cobertos quase totalmente pela venda dos ingressos e de espaços comerciais na exibiçao.

Apesar dos Estados Unidos nao estarem presentes oficialmente, grandes empresas patrocinadoras, como a rede de lanchonetes McDonald's e a gigante da informática Microsoft, garantirao a presença americana na mostra.

No início, estas exposiçoes eram destinadas a apresentar os grandes avanços técnicos da humanidade. A primeira das 30 mostras celebradas até agora aconteceu em Londres, em 1851.

A França foi sede de exposiçoes similares em seis oportunidades e os Estados Unidos em outras sete. A Expo-2000 de Hannover foi precedida pela Expo de Sevilla, em 1992. Nagoya, no Japao, dará prosseguimento à tradiçao, em 2005.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;