Política Titulo
Morando prevê pequena correção
Rita Donato
Do Diário do Grande ABC
12/07/2008 | 09:27
Compartilhar notícia


Vitrine do governo William Dib (PSB), o candidato à sucessão de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), apresenta propostas incompatíveis às dos adversários na área cultural. Com o discurso "da mudança em pequena escala", o prefeiturável promete "mínima correção" no setor e aposta em parcerias com a iniciativa privada para garantir o crescimento sustentável.

Na visão do candidato, estreitar o relacionamento com empresas significa "abrir janelas de oportunidades". Para tornar a união possível, o tucano propõe a criação de uma fundação para viabilizar a captação de recursos, iniciativa que poderia ter sido implementada há anos, já que não prevê custo aos cofres públicos. "O grande tesouro da cultura está na iniciativa privada, a vinculação com os governos dificultam esta relação. Com a criação da autarquia cultural podemos manter contato direto e angariar fundos para a área."

A disposição de mais uma autarquia na Prefeitura, esclarece Morando, não pressupõe a criação de cabides de emprego. "Ao contrário, a instituição não tem de onerar novos funcionários, mas recrutar pessoas estratégicas (já em cargos efetivos ou comissionados) para gerenciar o intercâmbio com as empresas." Para ele, o implemento da instituição é tratado como chave para capitanear doações, patrocínios e financiamentos.

Embora admita que a Pasta seja a menos privilegiada na divisa do bolo tributário, o candidato do governo sustenta a possibilidade de dar vida a projetos em curto prazo com a regulamentação de uma lei de incentivo à Cultura. "A verba acaba sendo prejudicada em detrimento de outras áreas, mas vamos buscar mecanismos para permitir usufruir da lei dando benefício ao município."

Na lista de iniciativas prováveis, Morando destaca a criação da Orquestra Sinfônica Jovem, Coral Municipal e a realização de um censo cultural. Atrelada aos projetos, aos quais o pleiteante à sucessão de Dib considera possíveis de realizar no primeiro ano de mandato, está a construção de um complexo no Grande Alvarenga, que incorporará um teatro e oficinas culturais. "A idéia é ter um megacomplexo na região para favorecer a população carente. Vamos levar a cultura à periferia."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;