Esportes Titulo
Guga vence e garante vaga nas oitavas
Do Diário do Grande ABC
26/06/1999 | 16:42
Compartilhar notícia


Num dos dias mais quentes do ano na Inglaterra, o tenista brasileiro Gustavo Kuerten nao teve que suar muito para derrotar, por 3 a 0, o iugoslavo Nenad Zimonjic (6/4, 6/4 e 6/2), pela terceira rodada do Aberto de Wimbledon. Cada vez mais à vontade na grama, Guga precisou de apenas 1h21min para eliminar o adversário, 266º no ranking mundial. Os números do jogo comprovaram a superioridade do brasileiro, que fez 14 aces, contra 11 de Zimonjic; nenhuma dupla falta, contra nove do iugoslavo; e quebrou o serviço do rival quatro vezes, sem permitir que o seu fosse quebrado.

Com este desempenho, Guga começou a despertar mais atençoes: sexta-feira, os quatro fotógrafos que estavam na quadra 2 do torneio voltaram suas lentes para ele. E, no final do jogo, os aplausos calorosos da torcida premiaram o show de técnica que o brasileiro deu no terceiro set. 'Estou mais adaptado à grama depois das duas primeiras vitórias aqui em Wimbledon. Estou aprendendo muito aqui``, disse Guga. O técnico Larri Passos está confiante e diz que Guga brigará pelo título. 'Agora o bolo começou a fechar. Só restam 16 e o favorito, claro, é o Pete Sampras, mas todos sao candidatos ao título. Quem tiver mais paciência e concentraçao vai vencer``, apostou.

Já no primeiro set da partida, Zimonjic demonstrou que nao estava à vontade. Dono do saque, o iugoslavo cometeu quatro duplas faltas apenas no primeiro game e teve dificuldades para vencê-lo. Guga, por sua vez, nao teve problemas para colocar seu saque. Sua maior dificuldade era acertar o tempo de devoluçao da bola no saque potente de Zimonjic. Até o terceiro game, nao acertou nenhuma. Talvez estivesse ainda receoso de forçar o braço direito, que ficou dolorido após as quatro horas e meia que jogou ao lado de Jaime Oncins, contra Yevgueni Kalfenikov e Max Mirnyi, quinta-feira, no torneio de duplas. Aos poucos, porém, Guga foi se descontraindo, encontrando o tempo da bola, até que, no nono game, quebrou o serviço do adversário pela primeira vez. Foi o set mais parelho da partida, mas mesmo assim, Guga fechou-o em 6/4.

Enquanto o brasileiro ia ganhando confiança e variava suas jogadas com inteligência, Zimonjic se mostrava cada vez mais nervoso. Guga, por sua vez, sentiu que o jogo era todo seu quando quebrou o serviço do adversário pela segunda vez, no quinto game do segundo set. Irritado, Zimonjic levou as maos à cabeça. O jogo estava ganho. Tanto que Guga deixou de correr atrás de bolas difíceis, visivelmente se poupando para as oitavas-de-final de Wimbledon. 'Cheguei sem expectativas, pensando apenas em curtir o torneio, e estou surpreso de ter chegado à segunda semana sem perder um set nem ter meu serviço quebrado nenhuma vez``, espantou-se Guga. Nas oitavas, Guga enfrentará o vencedor da partida entre Richard Krajicek e Lourenzo Manta.

Jogando com simplicidade, Guga fechou o segundo set em 6-4 e impôs definitivamente seu melhor jogo no terceiro, quando Zimonjic nao viu a cor da bolinha. No primeiro game, quebrou o serviço do iugoslavo; no segundo, fez três aces seguidos para fechar o game em apenas um minuto; no quinto, com três devoluçoes em alto estilo, quebrou pela quarta vez na partida o serviço de Zimonjic; e, em todo o set, exibiu o mesmo talento que o consagrou no saibro: 6 a 2 e o brasileiro saiu de quadra debaixo de aplausos. O próximo adversário de Guga é o suíço Lorenzo Manta, 196º do ranking da ATP. O jogo deverá se realizar na segunda-feira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;