Política Titulo
Prefeitos defendem Fundação do ABC
Juliana Finardi
Do Diário do Grande ABC
30/06/2001 | 19:56
Compartilhar notícia


Na opinião dos prefeitos do Grande ABC entrevistados pelo Diário, a Fundação do ABC é a candidata mais apta para a administração do Hospital Regional de Clínicas, que está sendo construído na avenida Pereira Barreto, em Santo André, e deve ser parcialmente inaugurado ainda neste mês.

A Secretaria estadual da Saúde será responsável pela escolha da entidade que irá administrar o hospital.

Os critérios para a primeira etapa da seleção, segundo a assessoria de imprensa da Secretaria, são os previstos pela Lei das Organizações Sociais aprovada pela Assembléia Legislativa há três anos.

O presidente da Fundação, Geraldo Reple Sobrinho, disse que a entidade é considerada uma Organização Social.

Para o prefeito Celso Daniel (PT-Santo André), é importante que a Fundação esteja à frente da direção do hospital porque já está presente como parceira em vários serviços de saúde da cidade, entre eles o Instituto de Olhos do ABC, a Faisa (Fundação de Assistência à Infância de Santo André) e o Centro Hospitalar.

“Além disso, o fato de a organização ter na retaguarda uma faculdade de Medicina garante a qualidade técnica dos serviços prestados, podendo utilizar o espaço também para a produção e aplicação de novos conhecimentos científicos, o que reverterá na melhoria da qualidade de vida da população.”

Maurício Soares (PPS), prefeito de São Bernardo, também é favorável à Fundação e disse que deverá articular com as outras duas prefeituras mantenedoras da entidade (Santo André e São Caetano) para saber o que será possível fazer em favor dela. “Segunda-feira (amanhã) vou receber uma equipe da Fundação para conversarmos sobre o assunto”, disse Maurício.

A opinião do prefeito de Diadema, José de Filippi Jr. (PT), é a de que a Fundação está credenciada para o gerenciamento do hospital tanto no que diz respeito à formação dos profissionais quanto ao atendimento clínico.

A prefeita Maria Inês Soares (PT-Ribeirão Pires) afirmou que tem uma experiência positiva com a Fundação no trabalho desenvolvido na maternidade do hospital da cidade.

“Acho que eles não se proporiam a um trabalho que não tivessem condições de fazer e prestar um bom serviço.”

Os prefeitos de São Caetano, Mauá e Rio Grande da Serra (Luiz Tortorello/PTB, Oswaldo Dias/PT e Ramon Velasquez/PT, respectivamente) não retornaram as ligações da reportagem para comentar o assunto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;