Cultura & Lazer Titulo
Bolshoi para todos
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
14/10/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A Cia Jovem da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil consolida o trabalho de um ano com a turnê "In Progress", que chega amanhã ao Teatro Clara Nunes, em Diadema, e no dia 17 no Teatro Paulo Machado de Carvalho, em São Caetano.

Precede às apresentações ensaio aberto com estudantes da rede pública. "Procuramos democratizar o acesso à arte através das apresentações de dança", diz Henrique Beling, diretor executivo da escola.

Montada em março, na celebração do primeiro aniversário da cia, o espetáculo executado por 15 bailarinos apresenta compilação de clássicos como O Corsário, La Bayadère e O "Quebra Nozes" misturados à dança contemporânea, representada por "E Seu Te Contasse o Meu Segredo?", do coreógrafo Clébio Oliveira.

Para criar a coreografia, Clébio pediu aos bailarinos que lhe contassem segredos. Selecionou dez histórias que, no palco, formam rico mosaico pautado pela liberdade de expressão e de conceitos.

"Como somos uma escola de formação, outras linguagens são fundamentais para a aprendizagem dos alunos. A intenção é mostrar a diversidade e tornar o reflexo das diferentes culturas numa teia de saber", completa.

INTEGRAÇÃO - O intercâmbio com a Companhia de Dança de Diadema marca a apresentação da Cia. Jovem na cidade. "A insistência de apresentar o espetáculo aqui é por causa do trabalho de Ana Bottosso à frente da cia. Um trabalho de persistência, disciplina e qualidade", enfatiza.

Um workshop ministrado pelo corpo docente da Bolshoi para os alunos de Diadema e a troca de conhecimentos entre as duas companhias marcam os bastidores da apresentação, que, segundo Beling, pode render bolsas de estudos para dançarinos da região.

Prestes a completar dois anos de existência, em março, a Companhia Jovem, que tem sede em Joinville (SC) e conta com alunos de variados cantos do País, tem como missão, também, a popularização do gênero: "Queremos acabar com o estigma de que Bolshoi é arte de elite", conta Henrique.

In Progress - Dança. Hoje, às 20h30 (ensaio aberto às 15h). No Teatro Clara Nunes - Rua Graciosa, 300. Tel.: 4056-3366. Grátis. Dia 17, às 20h30 (ensaio aberto às 17h). No Teatro Paulo Machado de Carvalho - Alameda Conde de Porto Alegre, 840. Tel.: 4220-3924. Ingr.: R$ 10 a R$ 20.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;