Diarinho Titulo
George Méliès criou os primeiros efeitos especiais
Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
19/02/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Imagine fazer histórias cheias de truques mágicos. Essa foi a ideia do ilusionista George Méliès. No fim do século 19 era dono de um teatro. Mas ao ver o primeiro filme, exibido pelos Lumière em 1895, se encantou pela novidade. Tentou comprar a câmera dos irmãos franceses, que se recusaram em vendê-la porque não acreditavam na invenção. Entretanto, não desistiu. Adquiriu aparelho semelhante e começou a aprender como mexer nele.

Entre uma tentativa e outra, a máquina parou de funcionar por instantes. Depois, ao ver o filme, notou algo estranho; pessoas e objetos sumiam de repente da cena (justamente o momento em que a câmera emperrou). Sem querer, descobriu o primeiro efeito especial, o de fazer coisas desaparecerem.

Antes de Méliès, os filmes retratavam apenas situações cotidianas. Somente a partir dele o cinema passou a contar histórias de ficção, tornando-se um tipo de arte. Construiu estúdio feito todo de vidro para ter iluminação natural. No local, gravou cerca de 500 filmes, que escrevia, dirigia e estrelava.

Entre as obras mais famosas está A Viagem à Lua (1902). Conta a história de homens que viajam até o satélite natural, onde são capturados por habitantes do local. Há cenas em que personagens explodem e viram pó!

Aos poucos surgiram novos profissionais com técnicas e trabalhos diferentes. O público perdeu interesse no estilo de Méliès, que não conseguiu mais dinheiro para suas produções. Teve de vender parte de seus filmes para uma fábrica. Parou de fazer cinema. Confira obras do francês no www.blogdiarinho.blogspot.com.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;