Cultura & Lazer Titulo
Teatro musical recupera tradiçoes do povo judeu
Do Diário do Grande ABC
29/03/2000 | 16:30
Compartilhar notícia


Reestréia nesta quinta-feira em Sao Paulo o espetáculo "The Best of Yiddish Vaudeville", apresentado pelo tenor Mauro Wrona em julho, no Teatro Anne Frank. A montagem celebra o lançamento do CD do show, mas tem curta temporada: vai só até domingo.

O vaudeville iídiche é um gênero de teatro musical de variedades proveniente da Europa, que se desenvolveu em Nova York, a partir da década de 20. As narrativas e cançoes descrevem vários momentos da vida dos imigrantes judeus (ashkenazi). "Sempre me interessei pelo gênero, entao comecei a pesquisar e encontrei uma grande variedade de cançoes bastante expressivas", diz Wrona.

O espetáculo está dividido em quatro blocos. No primeiro, estao cançoes do teatro tradicional judeu. Em seguida, o tenor interpreta peças românticas. A terceira parte traz composiçoes típicas do teatro de variedades. Por fim, serao interpretados trechos de musicais norte-americanos.A direçao do espetáculo é de Iacov Hillel e o acompanhamento está a cargo da Banda Klezmer Brasil.

Diversidade - Além de "The Best of Yiddish Vaudeville', o fim de semana reserva ao público uma programaçao musical bastante eclética. A Orquestra Sinfônica do Estado de Sao Paulo (Osesp) apresenta, desta quinta-feira e sábado, o primeiro concerto da série "Criadores do Brasil", na Sala Sao Paulo. A récita, que será dirigida por Isaac Karabtchevsky, marca a estréia do maestro à frente da orquestra. No programa, obras de Radamés Gnatalli, Guerra Peixe e Bártok, com solo de viola de Horácio Schaefer.

Também nesta quinta-feira, na Biblioteca Mário de Andrade, o barítono Alessandro Gismano, o tenor Marcello Vanucci e as sopranos Angélica Feital e Rosana Bacarat apresentam trechos da ópera "O Escravo", de Carlos Gomes, no programa Quintas Musicais. Uma das mais conhecidas óperas do compositor, 'O Escravo' foi composta em 1889, e estreou sob um forte clima de discussoes a respeito da Aboliçao.

A Companhia Brasileira de Música integra o projeto Brasil 500 Anos - Música e História, nesta quinta-feira, no Sesc Ipiranga. O grupo, criado pela pianista Maria José Carrasqueira, interpreta obras de Villa-Lobos, Souza Lima e Almeida Prado.

A Orquestra Sinfônica de Campinas e o Coralusp interpretam, sexta à noite em Campinas, o "Réquiem de Mozart'. Benito Juarez assina a direçao do concerto, que conta com a participaçao, como solistas, do tenor Luís Tenaglia, da soprano Adélia Issa, da meio-soprano Regina Elena Mesquita e do barítono Fernando Coutinho Ramos.

No domingo, a Sinfonia Cultura, sob a regência do maestro Daniel Havens, executa obras de Gabrielli, Mozart, Brahms e Stravinsky.Também no domingo, a ópera 'Tosca', de Puccini, é a atraçao da série Vesperais Líricas, no MuBE. A soprano Juliane Daud, o tenor Marcello Vanucci e o barítono Alessandro Gismano participam da récita.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;