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Trens podem usar rota do Rodoanel
Isis Mastromano Correia
Do Diário do Grande ABC
17/05/2009 | 07:25
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Parte dos trilhos do tramo Sul do Ferroanel poderá passar ao lado do trecho Leste do Rodoanel, aproveitando o mesmo traçado.

A possibilidade é apontada no estudo ambiental sobre os impactos do anel rodoviário que em sua porção Leste cortará, na região, Mauá e Ribeirão Pires.

O relatório prevê 6,8 quilômetros em que trem e outros veículos poderão andar paralelamente à Avenida Papa João 23, no Parque São Vicente, em Mauá, até a Rua Capitão José Gallo, no Centro de Ribeirão Pires. O trecho Sul do Ferroanel deverá ter, por inteiro, 56 quilômetros.

A compatibilização entre o traçado dos dois empreendimentos vem ao encontro da prioridade estabelecida pelo governo do Estado de construir primeiramente a parte Sul do Ferroanel, por considerar sua implantação mais fácil e o impacto positivo para o transporte de passageiros ser imediato, sobretudo na linha urbana de trens que corta o Grande ABC.

O relatório explica que para haver o compartilhamento é preciso ampliar a largura da faixa de 130 para 160 metros, e que as considerações de impacto ambiental sobre o anel ferroviário devem ser feitas à parte.

A Secretaria de Transportes do Estado não informou se tem intenção de iniciar neste ano estudos para implantação do Ferroanel concomitantemente com o Rodoanel Leste, cujas obras começarão no final de 2009.

Originalmente, a ideia do governo estadual é colocar o ramal Sul do Ferroanel para funcionar até o fim de 2010. Contudo, a linha férrea exclusiva para passagem de cargas depende de negociações com a União.

Rodoanel - A pista do Rodoanel Leste terá 43,5 quilômetros e cortará Mauá, Ribeirão Pires, Poá, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos e Arujá. Está orçada em R$ 2,8 bilhões. O prazo de entrega é de 30 meses. A via será interligada ao trecho Sul que passará por Santo André, São Bernardo e Mauá.




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