Internacional Titulo
Xiitas choram seus mortos após sangrentos atentados no Iraque
Da AFP
20/12/2004 | 14:21
Compartilhar notícia


Os xiitas iraquianos choraram nesta segunda-feira seus mortos após os sangrentos atentados nas cidades santas de Najaf e Kerbala, no momento em que aumentam os preparativos para as eleições de 30 de janeiro.

Vários dirigentes iraquianos acusaram nesta segunda-feira a rede terrorista Al Qaeda e os simpatizantes de Saddam Hussein de serem os responsáveis pelos atentados contra as cidades santas xiitas de Najaf e Kerbala, que deixaram 66 mortos, mas frisaram que esse de tipo de ato não impedirá a realização das eleições.

"As forças de segurança iraquianas detiveram 51 suspeitos após o atentado na cidade sagrada xiita de Najaf e acredita-se em uma ligação entre este ataque e o realizado quase simultaneamente em Kerbala", revelou nesta segunda-feira o governador Adnan al Zorfi.

Os atentados, cometidos no domingo, perto do mausoléu do imã Ali (em Najaf) e do mausoléu do imã Hussein (em Kerbala), dois dos santuários mais venerados pela comunidade xiita, permitem prever que a violência continuará no Iraque até as eleições do dia 30 de janeiro, de acordo com vários responsáveis.

"Os autores dos atentados tentam obscurecer a estabilização do país", advertiu o grande aiatolá Mohammad Said al-Hakim, um dos quatro "Marja'a" (referência religiosa para os xiitas), ao exigir que o governo ponha um fim nesse tipo de crime e prenda os malfeitores. Os ataques com carro-bomba, que deixaram 52 mortos (142 feridos) em Najaf e 14 mortos (57 feridos) em Kerbala, segundo o último balanço, querem evitar que a população vote, segundo os responsáveis religiosos.

"Eles querem desatar um guerra civil. São cidades xiitas, mas os atacantes não terão influência nas eleições", declarou Amar Dajl al-Assaidi, um porta-voz do partido fundamentalista xiita Dawa.

Assaidi previu que durante a campanha eleitoral, começada no dia 15 de dezembro, haverá outros carros-bombas, atentados suicidas e assassinatos. "Muito sangue será derramado, especialmente nas zonas xiitas e mistas, ou seja, locais onde xiitas, sunitas e cristãos vivem juntos."

"Os responsáveis pelos ataques são filiados ao movimento islamita Al Qaeda e seu aliado no Iraque, o grupo de Abu Musab Al Zarqaui, igual aos membros do antigo regime de Saddam Hussein", ressaltou Assaidi.

"Eles tentam persuadir a população a não participar das eleições", segundo o porta-voz do partido político xiita, o Conselho Supremo para a Revolução Islâmica no Iraque (CSRII), Haitham al-Husseini.

No exterior, o guia supremo iraniano, o aiatolá Ali Jameini, afirmou nesta segunda-feira que os serviços de Inteligência israelenses e americanos estão por trás dos atentados de Najaf e Kerbala, de acordo com a televisão estatal.

Acredita-se que a comunidade xiita, majoritária no Iraque, seja a vencedora das eleições do dia 30 de janeiro.

Nesta segunda-feira, três pessoas, provavelmente estrangeiras, e uma iraquiana morreram em um atentado contra um comboio de veículos perto de Samarra, ao norte de Bagdá, segundo uma fonte policial.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;