Setecidades Titulo
Feira desrespeita horário de início em Santo André
Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
07/04/2011 | 07:42
Compartilhar notícia
Edmilson Magalhães/DGABC


Trabalhadores e comerciantes de uma feira livre realizada no bairro Bela Vista, em Santo André, desrespeitam o horário estipulado por lei para montagem e início de funcionamento das barracas. A lei municipal 8.091, de 2000, determina que as bancas devem começar a ser montadas a partir das 6h, e que as vendas só podem ter início às 8h.

A equipe do Diário esteve na Rua Duque de Caxias ainda de madrugada. Faltando dez minutos para as 5h, o primeiro caminhão com mercadorias chegou ao local. Às 5h20, ao menos dez caminhões já iniciavam o procedimento de descarga. As primeiras barracas começaram a ser montadas às 5h30.

Durante as duas horas em que a reportagem esteve na rua, um carro oficial da Prefeitura foi visto pelo menos três vezes no local. No entanto, os funcionários públicos não fizeram o menor movimento para impedir o desrespeito à legislação.

Os feirantes alegam que conhecem a lei, mas justificam que iniciam os trabalhos antes do horário para evitar atrasos. "Não tem jeito de começar às 6h. O pessoal de Santo André faz compras muito cedo. Não dá para atrasar desse jeito. Nós temos que trabalhar", defende-se o feirante Marcelo Nieblas, 44 anos.

O feirante Nivaldo Sertori, 51, admite chegar antes do horário marcado. "A gente começa a chegar entre 5h e 5h30", revelou o vendedor de cebolas. Ele afirmou que nem sempre são vistos fiscais da Prefeitura ou da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André).

A Prefeitura foi procurada, mas não se manifestou até o fechamento desta edição.

MORADORES
O desrespeito ao horário de montagem irrita vizinhos, que têm de mudar a rotina nos dias em que a feira está no bairro. Antes das 5h, diversos moradores são vistos tirando os carros da garagem e estacionando nas ruas laterais. Após esse horário, os caminhões obstruem as saídas das casas e condomínios.

Um morador que não quis ser identificado foi visto de roupão guardando o carro na Rua Independência. "Se eu não fizer assim, não consigo sair para trabalhar. O mais engraçado é que eu pago IPTU igual a todos. No entanto, tenho meu direito de ir e vir cerceado", reclamou.

O comerciante Alcindo Santos, 46, acorda todos os dias às 7h para chegar ao trabalho. Às quartas-feiras, no entanto, o sono é interrompido com duas horas de antecedência. Apesar do desconforto, ele revelou que a situação é pior em determinados meses do ano. "Perto do Natal, quando a feira é maior, isso aqui fica horrível. A montagem da feira começa às 4h30."

OUTRAS CIDADES
Em São Bernardo, o horário para montagem e desmontagem é igual a Santo André. Aos sábados, a retirada das barracas pode ser feita até as 15h. Em São Caetano, os feirantes podem iniciar a montagem mais cedo, às 4h30. A desmontagem tem de ser feita até as 13h30.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;