Cultura & Lazer Titulo
Autor por autor
Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
20/05/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Quem aprecia a literatura brasileira tem compromisso imperdível hoje, às 23h, em frente à telinha. A TV Cultura exibe o segundo episódio da série "Autor por Autor", que traça perfis de renomados escritores contemporâneos. A personalidade da vez é o baiano João Ubaldo Ribeiro, que assina "Sargento Getúlio" (1971).

Com direção-geral de Ricardo Elias e concepção de Paulo Markun, o programa estreou em novembro com homenagem a Lygia Fagundes Telles, autora do conhecido romance "As Meninas" (1973).

A proposta é de que as edições sejam mensais. Os próximos episódios - ainda sem data definida de exibição - têm como personalidades Ana Miranda e Carlos Heitor Cony.

EDIÇÃO DE HOJE - Coprodução da TV Cultura com o SescTV, a série constrói um rico painel sobre a vida e a obra de João Ubaldo Ribeiro, a partir das lembranças do escritor, que retrata todas as facetas do povo brasileiro.

Dramatizações ainda dão vida aos depoimentos do autor, que é integrante da Academia Brasileira de Letras. Com Othon Bastos no papel de João Ubaldo, traz ainda as atuações de Milhem Cortaz e Clarissa Kiste.

Os cenários virtuais, produzidos em HD (alta definição), ilustram cidades que fizeram parte da história do também jornalista, roteirista e professor, como a ilha de Itaparica (BA), onde nasceu.

Em cerca de 48 minutos, Ubaldo fala, por exemplo, sobre a influência da família obcecada por livros em sua formação literária. O pai ficava inconformado em vê-lo, aos 6 anos, ainda sem saber ler, afinal ‘já era quase um homem'. "Ele me obrigou decorar os sermões do padre Vieira", lembra-se do desafio. Curiosidade: os clássicos que foram empurrados goela abaixo são hoje suas leituras favoritas.

Outro assunto que não poderia ficar de fora é a obra "Sargento Getúlio", que recebe comentários e encenação de um trecho. "Eu tentei me pôr na cabeça dele tanto quanto eu pude. Tentei ser o sargento durante a construção da narrativa", conta. E completa: "Agora, as outras histórias contadas no livro são todas recordações da infância".

Para Elias, o programa tem caráter de ‘romance de formação'. "Além da homenagem evidente, procura mostrar como aquele autor se tornou o escritor que é nos dias de hoje, servindo como referência para o público mais jovem", avalia o diretor, em material de divulgação.

João Ubaldo Ribeiro é ganhador do Prêmio Camões (2008), maior premiação para autores de língua portuguesa. Teve obras adaptadas para o cinema e para a televisão. Também assina romances como "A Casa dos Budas Ditosos", que gerou polêmica, e o premiado "Viva o Povo Brasileiro".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;