Setecidades Titulo
Região participa de 'megapedalada'
Fabiana Chiachiri
Do Diário do Grande ABC
12/09/2008 | 07:09
Compartilhar notícia
Ari Paleta/DGABC


Há seis anos, em toda última sexta-feira do mês, eles se reúnem na mais tradicional avenida de São Paulo, a Paulista, para pedalar. Neste mês, o movimento Bicicletada está promovendo passeios ciclísticos semanais pelas ruas da Capital para comemorar o Dia Mundial Sem Carro, celebrado no próximo dia 22. Para a data especial, o movimento pretende reunir 1.000 ciclistas. E o Grande ABC vai estar representado nessa "megapedalada", como é chamada pelos organizadores.

Os analistas de sistema Fabrício Rossini, 30 anos, e sua mulher, Inayara de Souza Rossini, 28, de São Bernardo, participarão do evento. Integrantes do CAB (Clube Amigos da Bicicleta) do Grande ABC, o casal é extremamente ativo e consciente dos malefícios causados pelo uso desordenado do automóvel.

Apesar de considerar que um dia é pouco para mobilizar a população a usar o carro de maneira consciente, Fabrício acha que é um jeito de começar. "Qualquer iniciativa é válida para incentivar as pessoas a usarem transporte alternativo, como a bicicleta", diz o analista de sistema. "Muitos têm preconceito e dizem que isso é coisa de gente pobre, que não tem carro. Para mim, é o melhor meio de locomoção, pois é barato e não polui."

Inayara concorda com o marido e acrescenta que a mobilização também deveria servir para chamar a atenção dos motoristas que desrespeitam quem anda de bicicleta. "Somos reféns de quem dirige. Morei seis meses na Alemanha e lá o ciclista é respeitado."

Preocupado com a mobilidade urbana, Fabrício é ativista há cinco anos. "Este será o terceiro ano que abraçarei a causa no dia 22, pois nesta data vou de bicicleta para o trabalho. Também vou fazer a pedalada."
Para Inayara, será a primeira vez que participará da atividade. "No ano passado, estava viajando e fiquei muito triste em não pedalar no dia", lembra.

MOBILIZAÇÃO
A concentração para a megapedalada será às 18h, na Praça do Ciclista (canteiro central da Avenida Paulista, entre a Rua da Consolação e a Rua Bela Cintra). O trajeto é decidido na hora.

O Bicicletada é inspirado no Critical Mass (em inglês, "massa crítica"), movimento fundado em São Francisco, nos Estados Unidos, no qual ciclistas se juntam para reivindicar seu espaço nas ruas. Com o objetivo de incentivar as pessoas a utilizarem o automóvel de maneira consciente, o grupo está pedalando toda sexta-feira para divulgar e promover o Dia Mundial Sem Carro.

"Na última semana, reunimos cerca de 100 pessoas. Paramos em bares e nos semáforos para interagir com a população", explica André Pasqualini, integrante do Bicicletada. Durante o percurso, os ciclistas distribuem panfletos para divulgar o Dia Mundial Sem Carro. "A ação não é só para quem vai de bicicleta, mas para qualquer pessoa que esteja em veículo não motorizado, como skate, patins e patinete", explica Pasqualini.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;