Economia Titulo
Metalúrgicos podem declarar greve
Michele Loureiro
Do Diário do Grande ABC
16/10/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Os metalúrgicos de Santo André e Mauá podem entrar em greve a partir de terça-feira. Sem proposta patronal sobre o reajuste salarial, os trabalhadores realizam assembleia hoje, às 18h, e votam se iniciam, ou não, o movimento.

Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, Cícero Firmino da Silva, o Martinha, a reivindicação da categoria é de 10% de reajuste salarial. "O aumento é composto pela reposição da inflação (4,6%), mais 5,4% de reajuste real. O prazo para apresentação de proposta acabou hoje (ontem)", comenta o sindicalista. Desde o mês passado, os trabalhadores têm se reunido em assembleias para discutir a campanha.

O Sindipeças (Sindicato das Fabricantes de Autopeças) agendou reunião para hoje de manhã com o sindicato. "Se conseguirmos uma boa proposta, será válido. Porém, os trabalhadores do setor de autopeças são cerca de 40% da categoria, o que quer dizer que 60% dos metalúrgicos não têm sequer previsão de negociação", destaca Martinha.

A categoria tem 24 mil metalúrgicos que trabalham em cerca de 1.000 empresas em Santo André e Mauá.

Além do reajuste nos salários, a categoria reivindica piso salarial único, jornada de 40 horas semanais, estabilidade para os acidentados no trabalho e portadores de doenças profissionais, entre outros itens.

SÃO PAULO - O Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi também realiza assembleia hoje para decidir se os trabalhadores entram em greve. De acordo com o sindicato, o encaminhamento da greve tem os mesmo motivos vistos na região: falta de contraproposta salarial por parte dos grupos patronais.

A campanha salarial é unificada e reúne 53 sindicatos metalúrgicos do Estado, filiados à Força Sindical - entre eles o sindicato da região -, que representam cerca de 800 mil trabalhadores com data-base em 1º de novembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;