Cultura & Lazer Titulo
Morre o pintor chileno Mario Carreño
Do Diário do Grande ABC
21/12/1999 | 13:52
Compartilhar notícia


O corpo do pintor Mario Carreño, que revolucionou a pintura chilena na década de 50, será sepultado nesta terça-feira. Ele morreu segunda-feira, aos 84 anos.

Nascido em Havana, Cuba, em 1913, Carreño chegou ao Chile em 1948 e adotou, anos mais tarde, a nacionalidade chilena. A viúva, a pintora Ida González, disse que o artista 'pegou no sono, sem dor``. Há cinco anos ele encontrava-se em estado de semiconsciência,

No ano passado, o quadro 'Na praia``, de Carreño, foi arrematado em um leilao em Nova York por US$ 400 mil. Em 1982, foi agraciado com o Prêmio Nacional de Arte. Carreño também desempenhou atividades acadêmicas na Universidade Católica, onde fundou sua Escola de Arte. Em 1997, recebeu a medalha Fundaçao Pablo Neruda, devido à amizade e o trabalho em conjunto que realizou com o poeta chileno.

'Suas imagens dao corpo a um estilo fortemente marcado e arraigado em sua origem cubana``, afirma o jornal El Mercurio, nesta terça. No fim dos anos 40, Carreño juntou-se 'a grandes criadores que flutuavam, como sua obra, entre a figuraçao e a imaginaçao abstrata. Com eles, retomou influências vanguardistas como o cubismo e o surrealismo, entre outras, que foram encontrando um lugar em sua própria criaçao``, acrescentou o jornal.

O pintor chileno, Mario Toral, disse que Carreño deixa para o Chile 'um testamento tanto artístico como humano``. Para Milan Ivelic, diretor do Museu Nacional de Bellas Artes, 'a figura de Mario Carreño nao passa inadvertida na história da arte. É um dos fundadores da escola de pintura da Universidade Católica e o primeiro a assumir a cátedra na América Latina``.

Carreño deixou sua obra gravada em murais, como os do Colégio Santo Inácio de Santiago e um grande mural a céu aberto em Valparaíso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;