Cíntia Bortotto Titulo Carreira
É hora de olhar para as oportunidades
Cíntia Bortotto
25/07/2016 | 07:30
Compartilhar notícia


Em momento de dúvidas e incertezas, o papel do autoconhecimento cresce cada vez mais para os profissionais de todas as áreas. Olhe para si mesmo e reflita: quais são suas principais qualidades? Como fazer para explorá-las a seu favor? Certamente você possui competências que servem na sua área de atuação e que, muitas vezes, também podem aplicadas em outros segmentos ou outros tipos de negócio com os quais você nunca trabalhou. Isso pode lhe dar novo gás. Você pode se redescobrir, redescobrir sua carreira e trazer nova motivação para aproveitar as oportunidades.

Uma coisa é certa: num período em que vemos as pessoas por aí tão desmotivadas, a segurança em si e seus diferenciais ganham ainda mais destaque. Mesmo com queda nas vendas, tem se tornado comum o mau atendimento no comércio e na prestação de serviços, como se estivessem aceitando a derrota. Isso vale tanto para empregadores como para funcionários de todos os níveis. As pessoas se sentem inseguras e acabam fechando os olhos – e as portas – para novas chances de investimento e melhora de desempenho.

Aí você me diz: estou no meu trabalho, não sei se serei demitido, estou me sentindo desmotivado, estou inseguro. Certamente em nosso atual contexto, ter a oportunidade de manter seu emprego já é um privilégio. Valorize o fato de estar trabalhando e pergunte-se: Como posso ser melhor e fazer a diferença na minha empresa? Essa postura certamente lhe renderá muitos frutos. Vemos que os empresários, mais do que nunca, requerem esse tipo de ajuda. Precisam de alguém que vá além, que pense mais, que preste melhores serviços, que ofereça melhor atendimento, que crie melhores produtos.

Algumas pessoas têm facilidade em entender seus pontos fortes e fracos sozinhas. Elas conseguem se autoavaliar e encontrar o que buscam. Partem de fatores técnicos, interpessoais e emocionais. Outras, precisam de ajuda profissional de um terapeuta ou coaching para ajudá-las nesse processo. Você também pode conversar com pessoas com as quais convive e perguntar sobre percepções que elas têm de você. Analise suas experiências. Questione-se. Para onde você está indo? Onde quer chegar? Por onde começar a traçar esse caminho?

Autoconhecer-se é estar em contato com seus talentos, suas qualidades e potencialidades. Mas não podemos também esquecer de suas limitações. Esse ponto é muito importante para você traçar suas estratégias e avaliar cenários. Afinal de contas, nossos pontos fracos também dizem muito sobre nós.

Meu maior conselho para este momento é: acredite em você. Há sempre algo que podemos melhorar, fazer diferente, aprender. Temos de sair da zona de conforto e gerar crescimento, riqueza, valor. As oportunidades aparecem todos os dias. Aliás, dizem que as melhores ideias surgem na crise. Portanto, prepare-se e acredite! Siga confiante e boa sorte!
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;