Setecidades Titulo Santo André
Polícia fecha fábrica de brinquedos clandestina

Foram apreendidas 759 peças no valor de R$ 150 cada; proprietário do local foi detido por crime ambiental

Natália Scarabotto
especial para o Diário
22/07/2016 | 07:12
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


A Polícia Ambiental de Santo André fechou fábrica ilegal de brinquedos na Vila Palmares, em Santo André. na manhã de ontem. Artesão fazia réplicas de bonecos de ação e revendia na internet.

Um dos proprietários do local, Renato Traglia, 30 anos, foi detido por armazenamento, uso de substâncias químicas sem autorização e descarte irregular de materiais nocivos à saúde e ao meio ambiente.

Durante a ação, foram apreendidos 759 brinquedos no valor de R$ 150 cada. A microempresa atuava no bairro há três anos, com cerca de seis funcionários, entre familiares e amigos. O grupo vendia cerca de 200 bonecos mensalmente pela internet.

O comércio ilegal de produtos chamou a atenção da DC Comics, empresa criadora das histórias em quadrinhos de super-heróis. De acordo com a Polícia, a denúncia partiu da própria empresa, que tem investigado cópias ilegais há algum tempo.

A fabricação era feita dentro de uma residência com cinco cômodos, sem equipamento de proteção e com alguns ventiladores improvisados para minimizar o cheiro forte dos produtos.
De acordo com a polícia, o artesão Valdecir Traglia, 50, pai de Renato, começou a fazer bonecos para vender. Depois de um tempo, os clientes começaram a pedir réplicas dos super-heróis. Em outra ocasião, o microempresário já havia tentado licença para o comércio, mas a autorização não foi concedida.

O valor da fiança de Traglia ainda não foi decidida pela polícia. Por conta da reprodução dos personagens sem autorização, o dono da fábrica pode ser processado, também, por direito autoral.
A DC Comics preferiu não se pronunciar sobre o caso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;