Esportes Titulo
Veleiro Akymoro deve dar volta ao mundo
Do Diário do Grande ABC
15/04/2000 | 17:16
Compartilhar notícia


Para o veleiro Akymoro, a Regata do Descobrimento é apenas o início de uma longa, fascinante e histórica viagem. José Pinto Ribeiro e Cristina Fernandes pretendem dar a volta ao mundo em quatro anos.

Por enquanto, o Akymoro está em Salvador, assim como o navio-veleiro Cisne Branco, da Marinha.

Após deixar a capital baiana, o Akymoro segue com a flotilha até o Rio de Janeiro, porto final da regata. Fica cinco a seis meses na costa brasileira e desce até o fim do continente sul-americano. Entra no Oceano Pacífico e segue direto para as ilhas da Polinésia. "Todos os artistas que estiveram lá ficaram maravilhados e achamos que também vamos ficar", conta José, com brilho nos olhos.

A vontade de conhecer essa regiao é tanta que eles planejam ficar dois anos no Pacífico. E durante esse tempo, passar um inverno na Nova Zelândia e outro na Austrália. Antes de voltarem a Lisboa, passam ainda por Cingapura, Ceilao, India, Quênia, Moçambique, Africa do Sul e toda a costa ocidental africana.

"Vamos tentar seguir a rota de Fernao de Magalhaes, estar onde ele esteve e onde ele morreu", explica José, referindo-se ao navegador português que comandou a primeira circunavegaçao da Terra, em 1519, mas nao completou a viagem porque morreu nas Filipinas.

Da India em diante, o casal vai seguir pelo caminho aberto por Vasco da Gama em 1498, quando descobriu o caminho marítimo para a terra das especiarias.

Falando em história e descobertas, José se lembrou que é descendente do próprio Vasco da Gama e também do cartógrafo do século XV Filipo Perestrello, cuja neta foi casada com Cristóvao Colombo. Para comprovar, mostrou uma extensa e muito ramificada árvore genealógica: "Até hoje, a família tem uma quinta que a coroa portuguesa ofereceu naquela época ao Perestrello. Minha família é muito ligada aos descobrimentos e eu sempre quis fazer uma volta ao mundo de veleiro."

José e Cristina se conheceram em janeiro de 98 e em outubro, começaram a sair juntos. "No primeiro jantar, combinamos de atravessar o Atlântico. Eu nao agüentava mais viver em cidade grande", lembra Cristina, referindo-se a Lisboa. A idéia foi crescendo e durante uma viagem à Grécia, resolveram ousar mais e atravessar logo todos os mares.

O tempo era curto e em seis meses, eles tiveram que vender o carro, desmontar e vender a casa, comprar e montar o barco - um Super Maramu 2000 de 53 pés (16 metros) que, segundo José, custa US$ 650 mil. Entre créditos e débitos, o déficit foi de 50%.

O Akymoro é caro, mas tem máquina de lavar e secar roupa, lava-louça, máquina de fazer pao, motor para atracaçao, aparelho de DVD. É um luxo.

E tem uma capota que fecha completamente a parte externa onde fica o timao. Mas na hora de manobrar velas, duas pessoas dao conta? Sim, porque todo o controle dos cabos está reduzido a um painel cheio de botoes. Até a cartografia é eletrônica.

"Temos tudo isso e mais um monte de sonhos na cabeça", diz José, que ficou fascinado com a simplicidade dos velejadores brasileiros: "Nós estamos no meio de pessoas que fizeram coisas tao fantásticas e sao normais, como eu, como você. Veja o Amyr Klink. Em Portugal, alguém que tenha feito Lisboa-Madeira (uma viagem curta e simples) é tao arrogante que você nem chega perto."

José e Cristina já estao planejando uma grande festa para o ano 2001, quando completam juntos 75 anos - hoje, ele tem 49 e ela, 24. José, meio calvo, nao é um tipo atraente. Já Cristina, a musa da regata, arranca suspiros dos marujos, que dariam tudo para velejar uma milha que fosse com ela. Eles nao sao casados, namoram.

E como adoram sushi e sashimi, resolveram dar um formato japonês para a expressao 'aqui moro': deu Akymoro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;