Memória Titulo Memória
Os Fabbrini reunidos. Mais de um século de Piraporinha

Rua Moinho Fabbrini, bairro Piraporinha, São Bernardo...

Ademir Medici
14/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Rua Moinho Fabbrini, bairro Piraporinha, São Bernardo, atual município de Diadema. Aqui existiu um moinho de milho pertencente ao italiano Fabrício Fabbrini, natural de Pisa, Reino da Itália (1877-1943). Ao lado do moinho, Fabrício morava com a mulher, Josephina Berti (1885-1954).

O casal chegou a Piraporinha em 1905. Montou um armazém de secos e molhados, no espaço hoje ocupado pela nova Igreja de Bom Jesus.

Mais tarde, em 1919, os Fabbrini montaram o moinho, que funcionou até 1945. Sitiantes traziam o milho, que era moído. O pagamento era uma parte do fubá produzido.

Olimpio Carlos, Luiza, Homero, Orlando, Natalino e Miguel, filhos de Fabricio e Josephina, todos eles nasceram em Piraporinha. Os seis irmãos constituíram famílias no lugar. Uma história mais que centenária.

Cf. estudo do historiador Walter Adão Carreiro.

Mais de um século após a chegada da família Fabbrini à Piraporinha, em Diadema, o reencontro. Foi no feriado de 9 de julho. Comemorou-se a chegada, em 1905, dos pioneiros, Fabrício e Josephina, que se incorporam a uma comunidade que crescia formada, em especial, por antigos e tradicionais brasileiros, entre os quais os Pedroso e os Oliveira, das grandes festas na capela de Bom Jesus da Pedra Fria, hoje elevada a Matriz da Paróquia.

O professor João Paulo de Oliveira, que faz parte da família, esteve presente. Fez anotações. Postou-as em seu Facebook, com fotos tiradas pelo filho Fernando Henrique.

“Tenho grande apreço pela memória familiar, que tem como escopo preservar a memória dos antigos e dos que se foram”, comenta João Paulo.

Entre os nomes anotados, Carmem Pedroso Fabbrini (1909-2001), Noêmia de Oliveira Fabbrini (1917-2001), Matilde Pinheiro de Oliveira (1923-2004), Luísa Fabbrini da Silva, Adão (o Nico), Ercília, Yvonne.

“Minha tia Noêmia dizia que aprimorou seus dotes culinários graças à sogra (dona Josephina), que era destemida, amorosa, exigente, agregadora, não tolerava injustiça e, acima de tudo, tinha como lema a união da família em primeiro lugar”, destaca João Paulo.

Entre os presentes ao reencontro: Silvia Fabbrini (apontada pelo professor João Paulo como a matriarca da segunda geração Fabbrini) e Simone Fabbrini Makiyama (que recepcionou a família).

Em um folder, as fotos dos pioneiros, emoldurando a antiga casa e a roda do moinho – esta um verdadeiro símbolo dos Fabbrini em Piraporinha e da indústria artesanal do Grande ABC.

Diário há 30 anos

Domingo, 13 de julho de 1986 – ano 29, edição 6184

Paranapiacaba – Rede Ferroviária Federal anunciava a entrega, em 30 de setembro, Dia do Ferroviário, de um conjunto de obras que datam do século 19 neste Distrito de Santo André.

- Entre as obras, o sistema funicular, que foi desativado em 1982, substituído pelo sistema cremalheira.

- Segundo a notícia, o funicular voltaria a funcionar como passeio turístico em trecho de dois quilômetros.

Em 14 de julho de...

1916 – Visita Santo André o médico José Pereira de Moraes, do Rio de Janeiro.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: revolta de regimentos búlgaros; 9.000 desertores búlgaros e austríacos na Romênia.

1966 – Prefeito Hygino de Lima, de São Bernardo, assina contrato para a construção do Paço Municipal. Obra prevista para ser entregue em 500 dias.

1976 – O secretário dos Negócios Metropolitanos do governo do Estado, Roberto Cerqueira Leite, anuncia plano contra enchentes no Grande ABC.

- E o prefeito Antonio Pezzolo, de Santo André, determina o fechamento da fábrica Induglass, de fibra de vidro, acusada de provocar poluição ambiental.

Santos do Dia

- São Camilo de Lellis (Itália, 25-5-1550 – 14-7-1614). Criou a Congregação dos Ministros Camilianos, para cuidar dos doentes pobres. Foi canonizado em 1746. E, em 1886, declarado padroeiro dos enfermos, dos doentes e dos hospitais. Em Santo André é padroeiro do bairro Camilópolis.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

- Francisco Solano

- Gaspar de Bene

Município Paulista

- Hoje é o aniversário de Campinas. O núcleo urbano foi fundado por Barreto Leme em 14-7-1774 – dia em que foi celebrada a primeira missa local. A cidade nasceu como bairro rural da Vila de Jundiaí, chamado Campinas do Mato Grosso.

Separada de Jundiaí em 1797, foi elevada a cidade em 14-7-1897.

Fonte: Prefeitura de Campinas

Municípios Brasileiros

- Celebram seus aniversários neste dia 14 de julho: Araçoiaba (PE), Bocaiuva (MG), Canápolis (MG), Itupiranga (PA), Júlio de Castilhos (RS), Passo de Camaragibe (AL), Rio Azul (PR) e Teixeira Soares (PR).

Fonte: IBGE

Hoje

- Dia Mundial do Hospital

- Dia Internacional da Liberdade

- Dia do Propagandista

- Festa Nacional da França, que comemora a queda da Bastilha 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;