Setecidades Titulo São Caetano
Prefeitura faz estudo de emissão de gases
Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
09/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


A Prefeitura de São Caetano terá em mãos, no fim deste mês, o Inventário de Gases de Efeito Estufa, levantamento que permitirá mapear e saber exatamente o quanto a cidade emite de poluentes na atmosfera. Com as informações do documento, o município terá banco de dados para planejamento dos próximos anos, visando modificar os costumes e implantar tecnologia necessária para diminuir a emissão de gases e resíduos tóxicos ao meio ambiente, que tantos danos trazem à população. A poluição aumenta, em média, 10% a busca por atendimento médico de emergência, como noticiou o Diário no dia 12 de junho.

Para a produção do inventário, coordenado pelo Departamento de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura, ampla pesquisa vem sendo desenvolvida no município, seguindo o GPC (Global Protocol For Communities, em tradução livre, Protocolo Global para Comunidades). Os questionários para a elaboração do documento foram entregues no início de maio para as secretarias de Mobilidade Urbana, Planejamento e Gestão, Desenvolvimento Econômico, além do procurador-geral do município, Marco Antonio Iamnhuk e representantes do DAE (Departamento de Água e Esgoto).

“É um questionário que vira o município do avesso, no sentido de obter informações que nunca foram preocupação dos municípios”, ressalta o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade de São Caetano, Horácio Pires, que coordena os trabalhos. “Verificaremos a participação do transporte, como por exemplo, a frota do município é movida a quê? As indústrias e serviços, quantos são e quais seus ramos de atividades? Enfim, de todos os setores sairão os dados para calcular as emissões que a cidade produz. Um inventário desses sai da superficialidade.”

A compilação dos dados será feita pela empresa Via Green, contratada para produzir o inventário. Segundo a Prefeitura, o investimento está dentro do Plano Municipal de Mobilidade Urbana. O valor não foi informado e a ideia é atualizar o documento daqui dois anos.

SANTO ANDRÉ

Na cidade andreense, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) testa desde junho equipamento eletrônico chamado opacímetro, que permitirá mais precisão na aferição de poluentes de veículos automotores movidos a diesel. O recurso traz ainda a possibilidade de emissão do relatórios no ato da medição do poluente.

A expectativa da autarquia é iniciar as fiscalizações de veículos a diesel com o equipamento ainda neste semestre.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;