Sua Saúde Titulo Sua Saúde
Micose superficial - Dr. Leo Kahn

A micose é uma doença causada por fungos...

Dr. Leo Kahn
08/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


A micose é uma doença causada por fungos que acomete principalmente as áreas de umidade do corpo humano, embora possa afetar qualquer parte dele, da cabeça aos pés. A pele na área da virilha, os espaços entre os dedos dos pés e as dobras de pele profundas são mais acometidas.

São classificadas em superficiais e profundas:

As primeiras são endêmicas, isto é, ocorrem quando as condições ambientais como calor, umidade, pouca luz e presença de matéria orgânica favorecem o crescimento de fungos.

As micoses profundas acometem pessoas que apresentam grave deficiência imunológica, como os portadores de câncer, AIDS, pacientes internados em unidades de terapia intensiva, entre outros.

Cerca de 20% dos indivíduos desenvolverão uma micose em algum momento de suas vidas. Em geral, os óbitos chegam a 40% dos casos de micose profunda e, nos mais graves, 70% dos infectados acabam morrendo. Essas infecções invasivas vêm aumentando nos últimos anos, devido à eficácia da Medicina no tratamento de doenças graves.

As micoses superficiais mais comuns são:

Micose do couro cabeludo – caracteriza-se por áreas de perda de cabelo no couro cabeludo. É especialmente comum entre crianças entre 3 e 9 anos, particularmente crianças que vivem em condições de superlotação em áreas urbanas.

Micose da barba – afeta áreas da barba em homens adultos, principalmente da raça negra.

Micose da virilha – manchas que causam coceira, descamativas e vermelhas da pele na área da virilha. Afeta frequentemente adolescentes e homens adultos, especialmente aqueles que estão obesos ou que usam roupa íntima apertada.

Micose do corpo – envolve a pele sem cabelos da face, tronco, braços ou pernas. É o que frequentemente produz as clássicas manchas em forma de anel com bordas.

Micose dos pés – o fungo ataca não só a pele dos pés, mas também as unhas dos dedos do pé.

Saiba mais:

- Pessoas com risco de infecção de pele por fungo mais alto que a média são as que vivem em climas quentes e úmidos; os atletas, especialmente os nadadores; as crianças que frequentam creches; as pessoas que trabalham com animais; as pessoas obesas com dobras de pele profundas e úmidas; e qualquer pessoa cujas defesas imunes estejam debilitadas por doença (HIV, transplante de órgão, câncer) ou por medicamentos.

- A disseminação da micose no couro cabeludo por meio de pentes, escovas, chapéus e travesseiros contaminados pode acontecer em escolas, asilos e creches.

- A micose do corpo aparece em pessoas de todas as idades e raças. As mulheres são tão frequentemente afetadas quanto os homens.

- As roupas interiores devem ser de fibras naturais, como o algodão, pois as fibras sintéticas prejudicam a transpiração.

- Quando tiver de manter contacto prolongado com detergentes, use luvas e enxágue as mãos sempre que usar uma esponja.

- Não divida toalhas, luvas e calçados com outras pessoas.

- Tocar uma superfície contaminada – algumas superfícies de alto risco incluem o piso dos banheiros, chuveiros e vestiários; recinto de saunas; equipamentos de ginástica; bordas de piscinas, especialmente em escolas ou piscinas públicas. Em geral, qualquer superfície que é usada por muitas pessoas diferentes pode ter fungos, especialmente se a superfície está também molhada ou úmida. Mesmo tapetes e sofás contaminados podem espalhar a infecção.

- Não permaneça muito tempo com o mesmo calçado (é indicado não usar por dois dias seguidos).

- Use sandálias de dedo, sapatos de chuva ou outro calçado para se proteger quando você caminhar por vestiários, banheiros ou bordas das piscinas.

- Mantenha as unhas dos pés sempre aparadas.

- Utilize apenas acessórios esterilizados ao frequentar a manicure e pedicure. Reaproveitar lixas de unha, espátulas ou palitos de madeira também causa o problema.

- Brincar ou acariciar um bicho de estimação contaminado.

- Usar o que uma pessoa contaminada vestiu ou calçou, ou ainda, usar artigos pessoais como pentes, escovas ou toalhas.

- Compartilhar os brinquedos de uma criança contaminada, especialmente bichinhos de pelúcia.

- O dermatologista é o profissional mais indicado.

* Se você tem dúvidas sobre saúde, envie um e-mail para leo.kahn@uol.com.br ou visite o site www.vivaintegral.com.br 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;