Memória Titulo Memória
E o Santo André faz o encontro das gerações

Esta nova cobertura de Memória nasce do entusiasmo de Claudio Guimarães Teixeira...

Ademir Medici
01/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Esta nova cobertura de Memória nasce do entusiasmo de Claudio Guimarães Teixeira, Mestre Cacau, animador esportivo de Santo André.

“Poeira. Poeira. Poeira. Levantou poeira!”

Refrão de Sorte Grande, na voz de Ivete Sangalo, música escolhida pela torcida do Flamengo para comemorar a Copa do Brasil 2004. Mas quem cantou foi o Ramalhão, no palco sagrado do Maracanã. Era a noite de 30 de junho, 12 anos decorridos.

“O Santo André foi o responsável ontem à noite pelo segundo Maracanazzo da história do futebol brasileiro: 2 a 0 em cima do Flamengo e o título nacional.”

Cf. Divanei Guazzelli, do Diário, ao noticiar a conquista do Santo André em pleno Maracanã (edição de 1-7-2004).

O EC Santo André viverá na manhã deste sábado – amanhã, 2 – uma jornada de gala. Jogadores das várias fases da vida do clube, desde os tempos do Santo André FC, se encontrarão no campo do Nacional, na Cidade dos Meninos, para simplesmente se confraternizar, colocar a conversa em dia e jogar futebol.

A ideia surgiu timidamente há um mês. Encorpou-se. Ganhou apoio da atual diretoria, das torcidas organizadas e dos atletas. E tudo está sacramentado.

Haverá um jogo-festa a partir das 10h entre campeões da Copa do Brasil 2004, o maior título da história do Santo André, frente o Santo André de outras gerações, igualmente campeãs.

De um lado, Sandro Gaúcho, contatando os campeões de 2004; de outro, Arnaldinho, reunindo os craques da velha e sempre rejuvenescida guarda do clube.

Uma campanha está sendo feita para arrecadação de agasalhos a serem entregues em instituições e em pontos conhecidos onde se reúnem moradores de rua. A taça da Copa do Brasil será exposta. Jairo Livolis, presidente atual, foi convidado, juntamente com os demais diretores e conselheiros. Idem os antigos dirigentes.

As quatro torcidas – TUDA (a Dragão), Fúria, Esquadrão e Sou Andreense – levarão suas bandeiras, com direito a indicar, cada uma, um representante. Os quatro escolhidos formarão nas duas equipes, jogando ao lado de seus ídolos.

O massagista Miguel de Oliveira, de várias fases na vida do clube, confirmou presença.

E a preliminar será feminina. Começará às 9h: Santo André x Associação ABC.

ANOS 1970, 1980, 1990...

A mescla é grande. Dos anos 1970, entre outros, Cite, Anísio, Chicão, Ademir e Ulisses; dos anos 1980, Fernandinho, Bona, Lance, Arnaldinho, Rubão, Viana, Valdineis, Da Silva; e mais: Adauto, Tinão, Jobel, Neno, Amaral, Melo, Lamartine, Zezinho, Marcos Cidade, Dicá.

ANOS 2000

Vários dos campeões de 2004 moram fora do Grande ABC, inclusive em outros Estados. Alguns estão na ativa. São os casos de Julio César e Gabriel. E a maioria dos contatados achou a ideia do reencontro ótima, aguardando-se pela presença de Dedimar, Da Guia, Dodô, Ronaldo, Osmar, Élvis, Sandro Gaúcho. E mais: Fernandão, Fabio Reis, Tassio, Rodrigo Sá, Diego, Nunes...

Diário há 30 anos

Terça-feira, 1º de julho de 1986 – ano 29, edição 6173

Manchete – Vendas do comércio crescem 24,5%

São Caetano – Hospital Márcia Braido deixa de atender toda a região.

Copa do México – Argentina vence a Alemanha por 3 a 2 e é campeã. O futebol-arte é de novo melhor.

Em 1° de julho de...

1916 – Luiz Angeli doa faixa de terra para o alargamento da Estrada do Vergueiro, em São Bernardo

- A guerra. Do noticiário do Estadão: a batalha de Verdun; série de ataques alemães entre Avocourt e a cota 304.

1936 – Reconhecido, oficialmente, o Colégio São José, de São Bernardo, pelo registro nº 37 do Departamento de Educação. As madres Felicitá Spagnoli e Cecina Polci foram as pioneiras, dando início a uma pequena escola na Rua Major Carlo Del Prete, 1.

Santos do Dia

- São Galo (França, 489 – 1-7-554). Especializou-se nos cânticos, dotado que era de uma grande voz. Atraia fiéis para ouvi-lo cantar no coro do convento que o abrigou. Chegou a bispo.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

- Teodorico

- Aarão

- Domiciano

- Bv. Assunta Marchetti

Municípios Paulistas

Hoje é o aniversário de Assis. Elevado a município em 1917.

- Em 1º de julho de 1905 o capitão Francisco de Assis Nogueira efetivou a doação de 80 alqueires de terras para patrimônio de uma capela, sob a tríplice evocação do Sagrado Coração de Jesus, de São Francisco de Assis e da obra Pio do Pão de Santo Antonio.

- Em torno da capela foram surgindo as primeiras casas do povoado, que pertenciam a jurisdição do município de Campos Novos do Paranapanema (atual Campos Novos Paulista).

Fonte: Nina Silva, da Fundação Assisense de Cultura, História de Assis

Municípios Brasileiros

- Celebram aniversário neste dia 1º de julho: Afogados da Ingazeira (PE), Água Branca (PI), Alto Alegre (RR), Amaraji (PE), Bonfim (RR), Conceição do Canindé (PI), Guaraciaba (MG), Iraí (RS), Mucajaí (RR), Normandia (RR), Parnamirim (PE), Petrolândia (PE), Rio Real (BA), São João da Baliza (RR) e São Luiz (RR).

Fonte: IBGE 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;