Setecidades Titulo
Mauá quer duplicar vagas no Mova a partir de agosto
Ana Macchi
Do Diário do Grande ABC
06/07/2003 | 18:56
Compartilhar notícia


Mauá irá duplicar o número de vagas para o Mova (Movimento de Alfabetização) a partir de agosto para atender simultaneamente cinco mil pessoas. O último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) aponta que na cidade existem 17.613 analfabetos maiores de 10 anos.

A proposta da Secretaria Municipal de Educação é evitar o abandono dos cursos e tentar alfabetizar a população excluída em uma década. A partir deste semestre, serão abertas 50 novas salas que irão totalizar 100 classes no município. “Já alfabetizamos 2,5 mil pessoas. O trabalho vai acontecer em escolas e igrejas de bairros onde existem um maior número de pessoas analfabetas. Temos registros em todos os bairros da cidade, especialmente o Zaíra, Feital, Itapark e Magini”, disse o coordenador técnico da secretaria da Educação, Rubens Alves Ferreira.

O atrativo que poderá ajudar a “segurar” estudantes na sala de aula são os cursos profissionalizantes que serão ministrados junto ao processo de alfabetização. Aos alunos serão disponibilizadas aulas de informática, artesanato e pintura. Estudantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos) também terão acesso aos cursos.

Para lecionar, Mauá já tem um vasto cadastro de educadores interessados em alfabetizar jovens e adultos. As matrículas para os interessados em aprender começam no dia 21 e segue até o dia 26, e podem ser feitas em todas as escolas municipais e postos de saúde. Os bairros Feital, Zaíra e Maria Aparecida, por exemplo, terão postos itinerantes para matrícula.

O curso é semestral, com carga de 15 horas semanais, sempre de segunda a quinta-feira. Existem classes nos períodos da manhã, tarde e noite. As salas serão abertas de acordo com a demanda.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;