Setecidades Titulo
História da TV no Brasil ganha vida em S.Bernardo
André Vieira
Do Diário do Grande ABC
15/09/2011 | 07:30
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Assim como o futebol, que ganhou museu em sua memória 50 anos após a conquista do primeiro título mundial pela Seleção, outra paixão nacional, a televisão, receberá tardiamente seu pioneiro espaço de reconhecimento com a inauguração da Cidade da TV, em São Bernardo. O evento será realizado segunda-feira, um dia depois de a telinha completar 61 anos no Brasil.

Não por acaso, o prédio foi montado nas dependências da Cidade da Criança e ao lado da antiga Companhia Cinematográfica Vera Cruz, no Jardim do Mar - que guardam dois dos símbolos que ajudaram a popularizar a televisão.

Precursora dos parques temáticos, a Cidade da Criança foi criada a partir das instalações da primeira cidade cenográfica, construída para as externas da novela Redenção, que foi ao ar entre 1966 e 1968, pela extinta TV Excelsior. O local está preservado.

Dos estúdios Vera Cruz, a televisão do começo dos anos 1950 pegou emprestados equipamentos e profissionais, mais acostumados com a linguagem audiovisual.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo, Jefferson José da Conceição, estes são dois dos motivos que justificam a instalação em São Bernardo.

"O Grande ABC era sinônimo de modernidade. Além das empresas multinacionais, com o mais avançado da indústria da época, a região também foi núcleo de criação cinematográfica e televisiva."

As negociações começaram em 2009 e o projeto de implementação da Cidade da TV está orçado em R$ 800 mil. O prédio tem dois andares. Em espaço com cerca de 2.000 metros quadrados, 30 ambientes foram montados.

A partir da história do rádio, também fonte de inspiração dos primeiros programas de TV, o visitante poderá viajar pelos primórdios da telinha, ainda em preto e branco, manusear câmeras e até passear por réplica do estúdio do Jornal Nacional e ouvir o famoso "boa noite" do apresentador Cid Moreira.

O acervo de fotos históricas, equipamentos antigos, imagens e depoimentos sobre a televisão brasileira é da Pró-TV, entidade de memória presidida pela atriz Vida Alves, que trocou com o ator Walter Foster, em 1951, o primeiro beijo em uma novela do País. O espaço também reserva lugar para o futuro, com a TV holográfica, importada da Alemanha, que permite interação com o espectador.

Além das atrações permanentes, o espaço também terá exposições itinerantes e auditório com 108 lugares. 

Cidade da TV
Endereço: Rua Tasman, 301, Jardim do Mar, São Bernardo. Funcionamento: terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Ingressos: R$ 6




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;