Setecidades Titulo Atraso
Mauá adia implantação de 200 câmeras de monitoramento

Promessa era que equipamentos fossem adquiridos ainda no ano passado; Prefeitura não tem mais prazo

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
25/06/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa


 Anunciada há exatamente um ano pelo Prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), a implantação de 200 câmeras de monitoramento – prevista inicialmente para ocorrer no segundo semestre de 2015 – foi postergada pela administração municipal e agora não tem mais prazo para ser efetivada. O projeto visava ampliar os trabalhos executados pela central de Segurança da cidade.

De acordo com a administração municipal, a instalação dos referidos equipamentos “foi adiada em virtude da necessidade de adequar as despesas ao Orçamento municipal”. A Prefeitura disse não ter uma nova projeção de quando a implantação dos equipamentos possa ser efetivada.

O projeto que previa a instalação de 200 equipamentos no Paço Municipal, UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e demais prédios públicos seria custeado com verba de R$ 300 mil provenientes de emenda parlamentar da deputada federal Keiko Ota (PSB). Com esse valor também seriam comprados computadores, impressoras, copiadoras e outros itens para a central. Entretanto, o recurso não chegou aos cofres municipais e a Prefeitura optou por não destinar verba própria para o projeto.

Sem perspectiva de ampliar em curto prazo o número de câmeras de monitoramento, Mauá tem visto seus índices criminais apresentarem alta nos últimos meses.

Um dos exemplos está na quantidade de furtos em geral. Em janeiro, foram 266. Já em maio esse índice subiu para 318, alta de 19,55%.

As ocorrências de furtos de veículos também teve alta de 30,51%. Em janeiro foram 118, contra 154 no mês passado (leia mais na página 6)

“Está bem complicado viver aqui. Quase todos os dias temos notícias de assaltos, principalmente na região central. Até tem câmeras, mas elas são poucas e quando a polícia chega já não resolve nada”, relata a comerciante Silvia Ferreira, 27 anos.

Outro que reclama da ausência de Segurança na cidade é o ambulante Ricardo Monteiro Lobo, 33. “Os criminosos parecem que não têm mais medo de nada aqui em Mauá. As rondas da polícia só acontecem quando não precisamos. Sinceramente não sei qual é a saída para que tudo isso acabe e os moradores voltem a ter paz nessa região”, desabafa

Atualmente, o município mantém central de monitoramento com 28 câmeras nas principais vias e 40 nas escolas municipais. O local funciona desde dezembro de 2013 e é operado pela equipe da GCM (Guarda Civil Municipal).

Embora não tenha estabelecido novo cronograma para implantar as câmeras de monitoramento, a Prefeitura disse em nota que “trata-se de um projeto que não está descartado pelo governo e faz parte do debate para futuros investimentos.”

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;