Cíntia Bortotto Titulo Autodesenvolvimento
É hora de investir em você
Cíntia Bortotto*
20/06/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Se você deseja crescer, pessoal e profissionalmente, o melhor caminho passa pelo autodesenvolvimento. Ainda mais em momentos de crise, com tanta gente perdendo o emprego, ter diferencial é fundamental. Sei que às vezes não sobra muito recurso, mas há inclusive formas gratuitas de se aprimorar. A questão do autodesenvolvimento vem ganhando espaço no mundo corporativo e pode trazer muitos benefícios em curto, médio e longo prazos. O balizador é o plano de carreira. Onde você quer chegar? Em quanto tempo? Por quais passos tem de passar? Quais são suas fortalezas ou fragilidades?

Diversas habilidades podem ser desenvolvidas num processo como este, dependendo da área de atuação do profissional. No caso dos que atuam com vendas, por exemplo, é necessário ter boa comunicação, capacidade analítica para articular um argumentário, boa capacidade de relacionamento e de escuta, estas últimas para ouvir e se relacionar com os clientes. Para desenvolver esse tipo de competência, é importante conhecer bem o produto que será vendido, ter sensibilidade, e isso pode ser desenvolvido acompanhado com esta capacidade. Elas podem contar como percebem as nuances dos clientes, o que ajuda quem está aprendendo a aguçar a percepção.

Na indústria, é importante ter habilidade com números, boa capacidade de raciocínio analítico e muita lógica. É uma área em que é importante fomentar a inovação, pois um simples ajuste pode representar milhões. É necessário demonstrar liderança, pois se trabalha com muita gente e é importante saber direcionar, motivar e gerir pessoas. Para aprender isso, é importante escolher formação em exatas, pois ajuda com a lógica e o raciocínio analítico, além de cursos e leituras sobre liderança.

Há vários caminhos para seu autodesenvolvimento, desde treinamentos, workshops até leituras de artigos e jornais. Algumas ferramentas, indico para todos, como:

– Coaching: peça para alguém ser seu orientador;

– Leituras: leia sempre e cada vez mais; livros, artigos e jornais são fontes repletas de conhecimento e lhe ajudam a refletir sobre suas ações. Você não precisa ter muito dinheiro para isso, pois pode trocar livros com amigos, frequentar bibliotecas e até mesmo baixar conteúdos on-line gratuitamente;

– Benchmarking: aproveite sempre que possível para saber o que os outros estão fazendo. Isso sempre o favorece a inovar, sugerir e fazer a crítica saudável;

– Assuma a responsabilidade: assumir projetos, novos desafios ou saber mais sobre novas áreas são fontes de conhecimento e aquisição de novas habilidades e competências;

– Treinamentos: participar é positivo. Não esqueça de se planejar financeiramente e de escolher instituições sérias.

Investir em você é sempre algo que renderá bons frutos. E o autodesenvolvimento lhe confere independência e chances de voar cada vez mais alto. Siga confiante e boa sorte!

Cíntia Bortotto é consultora em RH, psicóloga pela PUC-SP, especialista em recursos humanos pela FGV, em dinâmicas de grupo pela Associação Brasileira de Dinâmicas de Grupo, com MBA em Gestão de Negócios, também pela FGV. Como executiva de sucesso, atuou em grandes empresas como Otis, Unilever e Bombril – www.cintiabortotto.com.br 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;