Memória Titulo Luto
Santo André perde uma campeã

MATILDE ASSUMPÇÃO DOS SANTOS (Santo André, 18-3-1931 – 10-6-2016)

Ademir Medici
14/06/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Uma Família de Esportistas. Título de um livro cheio de ternura que Paschoalino Assumpção escreveu e editou pela Alpharrabio Edição em 2002 focalizando a sua própria família, de Santo André. Entre os biografados, a sua irmã, Matilde Assumpção dos Santos.

Matilde praticou esportes de competição entre 1947 e 1969. Começou no Aramaçan, arremessando disco e dardo. Nestas modalidades, defendeu Santo André nos Jogos Abertos do Interior de 1947, 1948 e 1949. Em 1950 passou para o basquetebol. Jogou pelo CA Rhodia, CA Ipiranga e CA Pirelli e sempre era convocada pela seleção de Santo André.

Colecionou títulos no basquete: campeã paulista pelo Ipiranga, brasileira e do Torneio das Estrelas pela seleção paulista, campeã dos Jogos do Litoral pela seleção de Santo André, campeã do Estado de São Paulo pelo Pirelli. Seu último título: campeã do Torneio Cidade de São Paulo, em 1969.

Matilde era filha de Antonio Ventura Assunção e Maria Antonia Assumpção, e irmã dos esportistas Paschoalino, Alpheu, Erasmo, Noêmia – um dos maiores nomes do esporte andreense em todos os tempos, hoje nome de um ginásio de esportes em Camilópolis – Miguel e Antonino. Era casada com Paulo Albano dos Santos. Albano foi diretor-geral de esportes do Pirelli. Foi técnico de basquete feminino durante dez anos, no Pirelli, na Seleção Brasileira e na seleção universitária.

Matilde parte aos 85 anos. Deixa os filhos Pedro Paulo, Joaquim Paulo e Ana Paula. Está sepultada no Cemitério da Saudade, em Vila Assunção.

Em 14 de junho de...

1916 – A guerra. Do noticiário do Estadão: bombardeio de portos búlgaros pelos aliados.

1931 – Comunidade católica de Santo André participa de procissão dentro da festa de Santo Antônio, promovida pela Matriz da Vila Assunção.

Leonardina Maida Rosati guardou uma foto daquela procissão, com a seguinte legenda: ‘Ricordo della festa di S. Antonio fatta il 14-6-31 in S. Bernardo. Zelatore: Maida Giuseppe’.

1936 – Em partida de futebol, o CA Rhodia, de Santo André, empata com o EC São Bernardo por 3 a 3.

O Rhodia jogou com Bidão, Adelino e Dores; Martinho, Menezes e Dias; Mario, Baiano, Egydio, Chapinha e Elviro. Egydio (2) e Elviro marcaram os gols do Rhodia.

Na preliminar, Rhodia 1, EC São Bernardo 0 (gol de Sétimo). O Rhodia jogou com Aurélio, Adonay e Agenor; Arthur, Lourenço e Geraldo; Elesbão, Antonio, Morgante, Mario e Sétimo.

Nota – Este é o jogo mais antigo dos registros de Alcebiades Luiz Massaini, o goleiro Bidão. São várias cadernetas preenchidas por ele com informações sobre o CA Rhodia entre 1936 e 1946.

1976 – Cartões passam a controlar o estacionamento na Praça do Carmo, em Santo André.

São Bernardo inicia o aterro das lagoas na Rua dos Vianas, no Jardim Petroni, onde vários casos de afogamentos de crianças e adultos foram registrados.

Nota – Anos depois, o espaço foi utilizado como piscinão, para minimizar os problemas de enchentes na área do Paço.

Diário há 30 anos

Sábado, 14 de junho de 1986 – ano 29, nº 6159

Manchete – Inflação sobe em maio e atinge 1,4%

São Bernardo – Prefeitura anuncia obras de iluminação do trevo de entrada de Riacho Grande e trecho inicial da Estrada do Mar.

São Caetano – Descoberto um novo golpe financeiro; acusado subgerente de uma agência bancária.

Ela (Solange Dotto) – Computador substitui o velho quadro-negro.

Solenidade – Câmara de São Bernardo homenageia imigração japonesa na pessoa de Karuo Kimura, residente na cidade desde 1947. Residiu na chácara do prefeito Lauro Gomes. Trabalhou como feirante e lavrador. Presidiu o Clube de Anciãos da Pauliceia.

Hoje

Dia Mundial do Doador de Sangue

Santos do Dia

n Iolanda da Polônia (1235 – 14-6-1298). Filha do rei da Hungria, sobrinha de Santa Isabel. Já viúva, ingressou num convento das clarissas. Fez do silêncio do claustro o terreno para um fecundo período de meditação e oração.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

Rufino

Eliseu

Digna

Bv. Francisca Paula de Jesus (Nhá Chica)

Municípios brasileiros

Celebram aniversário neste dia 14 de junho: Água Fria de Goiás (Goiás), Aragominas (Tocantins), Santana do Mundaú (Alagoas) e São João Batista (Maranhão).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;