Setecidades Titulo Atraso
Em Mauá, obra prometida para este mês tem só 40% de execução
Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
09/06/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


 Com previsão de entrega para este mês, a reforma e ampliação do CER 4 (Centro Especializado em Reabilitação) de Mauá, localizado na Vila Magini, está com apenas 40% da obra executada, segundo a Prefeitura. Diante da situação, o contrato com a empresa Rio Novo Construções e Soluções Urbana Ltda., responsável pelo serviço, foi prorrogado em mais seis meses, com expectativa de entrega para novembro.

O pedido de prorrogação foi feito à secretaria municipal de Obras pela contratada. As justificativas dadas para a solicitação não foram informadas pela administração nem quais pontos da obra já tiveram andamento.

Além do aumento do prazo, o custo da obra também teve acréscimo. O investimento inicial era da ordem de R$ 1,7 milhão, conforme consta na placa fixada em frente ao local, e oriundo do governo federal, por meio do Fundo Nacional de Saúde. Agora, ganhará mais R$ 203.633,71, correspondentes a 11,92% do valor inicial contratado. “Quando ocorre esta prorrogação devido ao aumento de serviços que não estavam previstos, o que é comum em reformas, a lei 8.666 prevê até um limite de acréscimo de 50%”, argumenta a Prefeitura. Os recursos não compreendem a compra de equipamentos.

O CER realiza, em todas as faixas etárias, diagnóstico, avaliação, orientação, estimulação precoce e atendimento especializado em quatro modalidades de reabilitação: física, auditiva, visual e intelectual. Em decorrência da obra, o atendimento aos pacientes ocorre de maneira parcial. Segundo o Executivo, no prédio está sendo atendida média de 300 pessoas por semana, mais acolhimento de 25 novos casos demandados pelos serviços de Saúde do município. “No CER também estão concentrados os atendimentos infantis, principalmente nas áreas física e intelectual”, explica a Prefeitura, em nota.

Já os atendimentos em ortopedia e reabilitação neurológica para adultos estão sendo prestados no andar térreo do prédio da CRSCMA (Centro de Referência da Saúde da Mulher, Criança e Adolescente), na Rua Luiz Lacava, área central da cidade. Lá, de acordo com a Prefeitura, a média de atendimentos é de 400 pacientes em ortopedia e 80 em neurologia.

Também no CRSCMA estão sendo feitos os atendimentos de neuropediatra, duas vezes por semana, com 36 consultas semanais.

Com a reforma, a previsão da administração municipal é de, inicialmente, aumentar os atendimentos em cerca de 30% nas áreas de atenção das quatro modalidades de reabilitação, com crescimento gradativo. “A reforma privilegia a implantação completa do Centro de Reabilitação Especializado, ampliando também a oferta nos tipos de atendimento”, ressalta a Prefeitura.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;