Memória Titulo História
Possidonio, para nunca mais esquecer
Ademir Medici
09/06/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


 A missa de sétimo dia para Antonio Possidonio Sampaio será realizada hoje, às 19h30, na igreja São José Operário, Rua Bela Vista, 215, Jardim Bela Vista, em Santo André (pertinho do Alpharrabio, ensina a Dalila).

“Havia muita gente no Jardim das Colinas – admiradores, cultores de artes, sindicalistas, jornalistas e políticos. O velório foi um encontro de amigos, tantos os seus admiradores.”

Alexandre Takara, professor

 

“Para mim, Possidonio sempre foi um homem do Nordeste. Sertanejo de fala mansa, olhar doce, presença calma, com a altivez e a leveza de uma palmeira tocada pelo vento, segura de suas raízes e de seu tronco enrijecido nas intempéries. Hoje o vento parou, mas a sombra da palmeira ainda nos cobre.”

José Armando Pereira da Silva, crítico de arte, ex-Diário

 

“Salvador Bahia, personagem principal de Em Busca dos Companheiros, adorava andar a pé ao longo da Portugal, a mais conhecida das avenidas de Santo André. Antes de descer a Rua Tito em direção à rua onde residia, a Laura, Bahia costumava parar na Padaria Portugal para saborear um chopinho ou um expresso, enquanto apreciava o movimento sentado a uma das mesas ou num dos banquinhos em volta da copa. Também costumo seguir o itinerário do meu personagem. Embora a padaria atualmente não seja a mesma em matéria de qualidade, continuo frequentando-a na esperança de que alguém logo a transforme num point digno da mais atraente avenida da cidade.”

De uma crônica de Antonio Possidonio

 

“Não tenho interesse em me preocupar com o beletrismo... minha academia é o sindicato... aliás, recusei convite da academia.”

Possidonio, em entrevista a Ricardo Delgado, do Diário, em 25 de fevereiro de 1979, citado pelo jornalista Carlos Alberto Balista, que escreve a historia do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

 

Possidonio era uma pessoa em processo permanente de reconstrução porque procurava transcender-se, superar-se e desenvolver suas virtualidades. Vivia uma vida de paz interior. Seus ídolos eram criaturas espirituais, como Mahatma Gandhi, Martin Luther King e madre Thereza de Calcutá que atingiram a santidade – santidade no sentido de elevar-se até os limites possíveis do desenvolvimento humano.

Um paradigma de pessoa que, em meio a tanta mediocridade, tanta indiferença e tanta alienação, Possidonio precisa ser evidenciado porquanto era corajoso sem arrogância, sereno sem esmorecimento, perseverante sem teimosia, humilde sem subserviência, cauteloso sem covardia, enfim, um homem que atingiu sua plenitude.

Alexandre Takara

 

Diário há 30 anos

Domingo, 8 de junho de 1986 – ano 29, edição nº 6154

Santo André – Chega ao final a polêmica trajetória da Compre – Companhia de Promoções e Empreendimentos. Reportagem: Elianete Simões.

Liquidação definitiva prevista para este mês (junho de 1986).

O fim da Compre encerra o ciclo das empresas de economia mista em Santo André.

Também a Comab – Companhia Municipal de Abastecimento – foi extinta.

Compre e Comab haviam sido criadas pelo governo do prefeito Lincoln Grillo em 1978.

Empresas municipais de economia mista foram febre no Grande ABC entre o final dos anos 1960 e início dos anos 1970. Só São Bernardo teve cinco delas, todas extintas.

 

Em 9 de junho de...

1916 – Por decreto desta data, Arthur Rudge Ramos é readmitido no cargo de terceiro delegado auxiliar de São Paulo.

n Um segundo decreto, da mesma data, concede a Rudge Ramos a quarta parte do respectivo ordenado.

n Um terceiro decreto, também de 9 de junho de 1916, concede a sua aposentadoria.

Nota – Rudge Ramos foi o restaurador do Caminho do Mar, em sua parte urbana e na serra. Um relatório sobre as obras realizadas na década de 1910 virou livro ilustrado. Sogro do prefeito Lauro Gomes, de São Bernardo, Rudge Ramos teve chácara no bairro dos Meninos, que hoje leva o seu nome. Um busto seu localiza-se no Largo São João Batista, em Rudge Ramos.

n A guerra. Do noticiário do Correio Paulistano: os alemães ocuparam o forte de Vaux, no Verdun.

 

Hoje

Dia Nacional de Anchieta (Apóstolo do Brasil)

Dia do Porteiro

Dia do Tenista

 

Santos do Dia

José de Anchieta (Espanha, Ilhas Canárias, 19-3-1534 – Anchieta, Brasil, 9-6-1597). Jesuíta. Aos 18 anos inscreve-se para uma missão no Brasil. Aos 19 anos aqui está.

Participa da fundação de São Paulo, em 1554. Era chamado de ‘paizinho’ pelos indígenas; agora é chamado de ‘Apóstolo do Brasil’ pela CNBB.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

Ricardo de Andria

Diana

 

Municípios Brasileiros

Celebram aniversário neste dia 9 de junho: Araguatins (TO), Barreirinha (AM), Botuverá (SC), Cedral (MA), Cícero Dantas (BA), Fronteiras (PI), Godofredo Viana (MA), Magé (RJ), Oriximiná (PA), Palmares (PE), Pitangui (MG) e Porto de Pedras (AL).Fonte: IBGE

Cedral, no Maranhão, foi elevado a município em 1964, quando se separa de Guimarães. Os primitivos habitantes do lugar foram os descendentes de índios e portugueses que ali se encontravam nos idos de 1918.

Fonte: Prefeitura de Cedral

Nota – O Brasil tem um segundo município com o nome de Cedral. Fica em São Paulo. Foi fundado em 1929 e comemora aniversário em 21 de junho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;