Cultura & Lazer Titulo
Ciclo de cinema traz grandes estrelas de volta às telas
Do Diário do Grande ABC
02/02/2000 | 15:22
Compartilhar notícia


Desde a ``noiva da América', Mary Pickford, até a chinesa Gong Li, passando por Greta Garbo, Marilyn Monroe e Brigitte Bardot, as estrelas da tela de todos os tempos voltarao a brilhar no Centro Pompidou de Paris, que lhes consagra um ciclo de 9 de fevereiro a 2 de outubro.

O ciclo começa nos Estados Unidos, desde o cinema mudo até o fim do ``star-system'. Em seguida passa à Europa, com o aparecimento das ``estrelas de autores' a partir dos anos 60, e finalmente nos outros continentes.

Nos anos 20, os grandes estúdios se consolidam e criam cada um sua equipe de estrelas. O ``star-system' se organiza com Lilian Gish, Pola Negri, Louise Brooks, Gloria Swanson e com atrizes procedentes da Europa, Greta Garbo e Marlene Dietrich.

Desenvolve-se nos anos 30 com Jean Harlow e Mae West e os rostos de Joan Crawford e Katharine Hepburn, para alcançar seu apogeu nos anos 40 e 50, a idade de ouro de Hollywood. Rita Hayworth, Lauren Bacall, Ginger Rogers, Ingrid Bergman, Lana Turner, Gene Tierney, Judy Garland encabeçam a lista seguidas por Elizabeth Taylor e Marilyn Monroe.

França, com exceçao de Brigitte Bardot, foi mais hostil ao ``star-system' e se impuseram as ``estrelas de autores' ligadas ao universo de um cineasta, a partir dos anos 60: Anna Karina com Jean-Luc Godard, Jeanne Moreau com Truffaut e Louis Malle, Catherine Deneuve com Jacques Demy e Luis Buñuel. Na Itália, é o caso de Monica Vitti com Antonioni, e na Suécia de Bibi Andersson, Ingrid Thulin e Liv Ullmann com Ingmar Bergman.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;