Setecidades Titulo Infraestrutura
Ponte de madeira traz risco a moradores de Mauá

Estrutura fica entre a Washington Luiz e via de acesso à Castelo Branco, no Jd.Cerqueira Leite

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
31/05/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Embora tenha realizado melhorias em duas passarelas – nas avenidas Washington Luiz e Antônia Rosa Fioravanti –, a Prefeitura de Mauá esqueceu a passagem entre a Washington Luiz e via de acesso à Avenida Castelo Branco, sobre o Rio Tamanduateí, no Jardim Cerqueira Leite. A estrutura de madeira antiga e desgastada é única opção para a comunidade local, obrigada a enfrentar perigo de acidente imposto pela presença de madeiras apodrecidas e lacunas entre tábuas que se desprenderam.

“A gente passa com cuidado porque tem bastante madeira podre e buracos. Ainda que está melhor, depois que a Prefeitura fez uns reparos, porque há um ano até balançava”, destaca o estoquista Douglas Monteiro Costa, 18 anos. Ele é um dos moradores que utiliza a passagem diariamente. “É assim desde que me entendo por gente. E quando chove tem outro problema, porque o rio enche e alaga tudo”, reclama.

A diarista Roseli Lima, 25, diz evitar a ponte. “São os próprios moradores que consertam, quando alguma tábua cai. Dá medo”, diz.

No dia 20 de abril, após inúmeras reclamações, a Prefeitura concluiu a reforma da passarela que liga a Avenida Washington Luiz à Rua Cineasta Glauber Rocha, em frente ao Poupatempo. Já a passagem localizada na Avenida Antônia Rosa Fioravanti, em frente ao Mauá Plaza Shopping, ainda precisa das telas laterais e conclusão dos passeios das extremidades, mas já está sendo utilizada pela população. As duas obras, contratadas em caráter emergencial no dia 22 de fevereiro, custaram R$ 330,1 mil e foram realizadas pela OAF Projetos e Obras Ltda.

Ainda na Avenida Washington Luiz, outro problema que oferece risco aos moradores é a falta de muro em trechos às margens do Rio Tamanduateí. Sem a estrutura, não há proteção para pedestres que circulam pela calçada, o que amplia a chance de acidentes. “É uma altura considerável, ainda mais quando se trata de idosos e crianças. Dá receio de passar por ali e cair no rio”, afirma o motorista Valter Fernandes, 57.

Conforme a Prefeitura, os reparos no muro da Avenida Washington Luiz vão começar em, no máximo, duas semanas. A administração esclareceu que há série de intervenções em andamento no Jardim Cerqueira Leite, já que a área passa por revitalização que inclui melhora da calçada, paisagismo e sinalização para pedestres. Não foi informado qual o prazo para a conclusão dos trabalhos nem se a passarela em questão está inclusa.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;