A osteofitose é uma doença caracterizada pelo crescimento ósseo anormal, em forma de bico de papagaio, entre a articulação das vértebras, chamada de disco intervertebral, que funciona como amortecedor entre os ossos.
A osteofitose é uma doença caracterizada pelo crescimento ósseo anormal, em forma de bico de papagaio, entre a articulação das vértebras, chamada de disco intervertebral, que funciona como amortecedor entre os ossos.
Essas alterações surgem em consequência da desidratação do disco, da espondilose, pré-disposição genética, sobrecarga articular pela obesidade, devido problema articular prévio (como inflamação, fratura, ruptura de ligamentos, entre outros) ou em consequência de impactos sofridos desde a infância.
O lugar onde normalmente ocorre a osteofitose é na coluna vertebral, embora possamos encontrá-la em outros ossos e articulações. Nestes casos, está muitas vezes associada com a osteoartrite.
Indivíduos que durante a vida não tiveram boa postura corporal, não praticaram atividades físicas e sofreram períodos intensos de estresse apresentam maiores chances de desenvolver a doença.
Na verdade, os osteófitos podem ser considerados um tipo de defesa do organismo para absorver a sobrecarga exercida sobre as articulações e estabilizar a coluna vertebral.
A deformação afeta especialmente as pessoas depois dos 50 anos, mas pode manifestar-se também em indivíduos mais jovens expostos aos fatores de risco.
Sinais e Sintomas:
- Dor forte.
- Limitação dos movimentos.
- Perda da força muscular, da sensibilidade e dos reflexos.
- Formigamento.
- O diagnóstico é realizado pelo médico após avaliação clínica e do histórico de vida do paciente, no entanto, exames de imagem como raios X, tomografia computadorizada e ressonância magnética podem ser úteis para analisar a extensão e gravidade do problema.
Saiba mais:
- Após lesão ou devido a desgaste produzido pela idade, os nossos ossos e ligamentos podem se degenerar.
- Como mecanismo de defesa o nosso corpo cria osteófitos, nódulos redondos de osso extra que se criam em volta da lesão para tentar melhorar o dano causado.
- Esta ação do nosso corpo não cumpre o seu efeito e em algumas ocasiões gera mais problemas que soluções.
- Os osteófitos por si só não geram nenhum tipo de dor, mas, ao cresceram, pode pressionar algum nervo o que pode causar desconfortos, levando a dor.
- Ao longo da coluna vertebral podem fazer com que os nossos membros fiquem dormentes e, em casos mais graves, podem, inclusive, provocar paralisia.
- Por outro lado, existem pacientes com osteofitose que podem levar vida normal sem apresentarem nenhum sintoma.
- Como a postura incorreta pode ser considerada uma das principais causas da doença, é preciso redobrar a atenção nas atividades do dia a dia que possam favorecer a ocorrência de pequenos traumas e/ou o aumento da sobrecarga na coluna vertebral.
- A manutenção do peso corpóreo nos níveis adequados e a prática regular de atividade física são consideradas medidas preventivas.
- Os exercícios mais recomendados são os de baixo impacto, como hidroginástica, bicicleta, natação e alongamento, pois não forçam as articulações. Aqueles que possam favorecer o fortalecimento da musculatura abdominal e da coluna também são indicados.
- Fisioterapia e a acupuntura também são medidas benéficas.
- Os bicos-de-papagaio constituem um processo que leva muito tempo para estabelecer-se. Quando se instala, porém, exige cuidados pela vida toda.
- Os primeiros sintomas sugestivos da osteofitose são razão suficiente para procurar um médico ortopedista para controle e tratamento.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.