Memória Titulo Memória
A costureira que não para. Nem no seu dia

Hoje é o Dia da Costureira. E Sueli Maria Protti é uma destas profissionais...

Ademir Medici
25/05/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


“O amor é uma costureira habilidosa. Vai costurando possibilidades onde não havia.”

Scheila F. Scisloski

“Mulher de janela, nem costura nem panela.”

Provérbio brasileiro

“Fio e agulha, meia costura.”

Provérbio português

“Com essas mãos delicadas, como vocês conseguem segurar uma tesoura deste tamanho?”
Presidente Getúlio Vargas em visita à linha de produção da Rhodia Têxtil, em Santo André.

Uma data: 4-12-1988: fundado o Sindicado das Costureiras do Grande ABC. O registro sindical saiu em 12-3-1990.

Hoje é o Dia da Costureira. E Sueli Maria Protti é uma destas profissionais da costura legitimamente andreense. Ela nasceu em Camilópolis, distrito de Utinga, e aos 8 anos já ajudava dona Helena, a mãe costureira. Sueli já trabalhou em confecções. E há 42 anos atua por conta própria.

Conserta e ajusta todo tipo de roupa, para homens, mulheres e crianças. Prega zíperes até em jaquetas de couro. Faz barras de vestidos e calças. Dá um jeito nesses baús onde os motoqueiros transportam pizzas para cima e para baixo, desvendando os segredos das nossas cidades.

“Já fiz muitas bandeiras do São Paulo pro Ari (editor de Fotografia do Diário)”, comenta a costureira Sueli, muito bem-humorada.

Ela adora o que faz. Trabalha de manhã à noite. Seu maior prazer é quando o freguês experimenta uma peça e comenta, feliz: “Ficou perfeita.”

DE PRESENTE, UMA MÁQUINA

Aos oito anos já ajudava a mãe. Dona Helena trazia de São Paulo, de trem, pesadíssimos fardos de confecções para serem trabalhados em casa. E a filha Sueli ajudava. Já casada com o caldeireiro Antoninho, ganhou do marido uma máquina Singer. A máquina vivia aberta. Quem passava pela Alameda Campestre via a jovem Sueli costurando para a família. Em uma tarde, alguém bate à porta. É uma vizinha mais velha, Mary, que pede a ela que pregue um zíper em uma calça...

Mas eu não sei pregar zíper.

Pregou. Ficou perfeito. Nascia ali mais uma costureira, 42 anos trabalhando para fora. Com boa vontade se move o mundo.

Orgulha-se de trabalhos realizados. Uma moça de Macaé (Rio J) a procurou, indicada por alguma freguesa. Queria acertar a barra de um vestido de festas. Outras costureiras tentaram, sem êxito. Sueli aceitou a encomenda, não sem antes pedir a Deus que a ajudasse. O trabalho ficou em cima.

Parecia que dançava, de tão bem cortado.

UMA COSTUREIRA NA BÍBLIA

A andreense Sueli que gosta de desafios. Sabe que a profissão nem sempre é valorizada como devia. Diz que a costureira é sempre colocada de lado. Dizem: “Vocês é que levam a vida, sempre sentadas.” Mas como dá trabalho...

Cada bairro com a sua costureira. Várias, às vezes. Uma profissão que jamais terminará. Outro dia Sueli encontrou uma costureira na Bíblia, nos Atos dos Apóstolos. Afinal, alguém costurou a túnica de Cristo.

E lá vai Sueli realizando seu trabalho, a partir do café tomado na padaria no bairro. Não para de costurar nem reclama. Admirou-se em saber que há um sindicato das costureiras no Grande ABC. Considera importante alguém que defenda a classe. Por fim, deixa a receita para ser uma boa costureira: gostar do que faz, respeitar o cliente, valorizar cada serviço e trabalhar com prazer.

Do lado materno, o grau de parentesco direto com os Ferrante do Cambuci, seculares produtores de cadeiras de barbeiro. O pai, José Maria Protti, trabalhava o dia inteiro na indústria e à noite montava os cabeçotes das cadeiras, em casa. A mãe costurando. E a vida da família no meio do trabalho.

Com Toninho, os dois filhos, Antoninho Junior, gerente de fábrica, e Sandra, nutricionista. E os quatro netos: Tiago, Flávio, Felipe e Rodrigo. Neste Dia da Costureira, a costureira Sueli comemorará... costurando. Sem fazer propaganda. Sem um anúncio na porta da sua oficina. Fregueses é que não faltam.

HOJE É TAMBÉM O DIA...

...da Indústria

...do Massagista

...Nacional da Adoção

...da África

Diário há 30 anos

Domingo, 25 de maio de 1986 – ano 29, nº 6142

Manchete – Região exportará 6% de todo o País

- O Grande ABC deverá contribuir com cerca de 6% das exportações brasileiras neste ano (1986), atingindo 1 bilhão e 500 milhões de dólares, segundo projeções de empresários.

- Em 1985 a região foi responsável por 4% de todas as exportações.

Grande ABC – Desequilíbrio energético ameaça o Grande ABC.

Alimentos – Açougueiros alertam: carne terá mais sebo.

Em 25 de maio de...

1916 – A guerra. Do noticiário do Correio Paulistano: a batalha de Verdun vai tomando proporções sem precedentes; os alemães contra-atacaram furiosamente as posições francesas.

1976 – Inaugurado o sistema rodoferroviário entre Santo André e Belo Horizonte.

- A solenidade realiza-se na Estação Prefeito Saladino e reúne o ministro dos Transportes, Dirceu Nogueira, e o governador de São Paulo, Paulo Egidio Martins.

- Enquanto aguardava o início da solenidade, o ministro observou a passagem de trens lotados de passageiros. E declarou: “(os trens) Continuarão assim, porque por mais que se faça não conseguiremos atender à demanda necessária.”

- Mais: uma composição quebrou na Estação da Mooca e a composição especial da inauguração permaneceu uma hora parada na Estação Capuava, impedindo a passagem dos subúrbios.

Santos do Dia

- São Gregório (Itália, 1020 – 25-5-1085). Aclamado papa pelo povo e pelo clero em 1073, na sucessão de Alexandre II. Enfrentou a ira de Henrique VI, imperador germânico. Exilado em Salerno, morreu mártir aos 65 anos.

Colaboração: padre Evaldo César de Souza, CSsR

- Beda Venerável

- Maria Madalena de Pazzi

Municípios Brasileiros

- Celebram aniversário neste dia 25 de maio: Camamu (BA), Canavieiras (BA), Catarina (CE) e Catolé do Rocha (PB). Fonte: IBGE 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;