Sua Saúde Titulo Sua Saúde
Hipercolesterolemia
Leo Kahn
20/05/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


O colesterol presente nas células é fundamental para o bom funcionamento do organismo, entretanto, níveis elevados desse tipo de gordura no sangue aumentam o risco para doenças cardiovasculares.

O colesterol total é a soma das frações do LDL, HDL e VLDL, sendo o ideal quando está abaixo de 200 mg por decilitro de sangue.

A elevação, chamada de hipercolesterolemia, ocorre quando as taxas estão bem acima das recomendadas, principalmente pelas frações de LDL – lipoproteínas de baixa densidade –, que permitem o acúmulo e depósito nas paredes das artérias. Essas placas de gordura, com o decorrer do tempo, causam a obstrução do fluxo de sangue principalmente nas artérias cardíacas e cerebrais.

O HDL, que é a lipoproteína de alta densidade, diferente do LDL, tem efeito protetor sobre o sistema cardiovascular, uma vez que leva o colesterol para o exterior dos vasos, conhecido como colesterol bom.

Já o VLDL é responsável pelo transporte dos triglicerídeos, para serem armazenados ou utilizados como fontes de energia, quando aumentado também aumenta o risco de doenças cardiovasculares.

Acomete 1/3 da população brasileira acima dos 45 anos.

Fatores de risco:

- Sedentarismo.

- Obesidade.

- Predisposição genética.

- Alterações nos genes que interferem no metabolismo de gorduras.

- Ingestão farta e frequente de gordura animal e trans.

- Hipotireoidismo.

- Insuficiência renal.

- Hepatopatias.

Sinais e Sintomas:

- Xantoma.

- Xantelasma palpebral.

- Arco senil (descoloração esbranquiçada ao redor da córnea).

- Angina,

- Placas de ateromas.

O diagnóstico é realizado por meio da dosagem de colesterol, frações e triglicérides no sangue e interpretado pelo médico. Um valor normal composto principalmente do colesterol ruim, por exemplo, pode representar sinal de alerta para futura hipercolesterolemia.

Saiba mais:

- Pratique atividades esportivas.

- Ingestão diária de fibras ajuda a reduzir a absorção de colesterol pelo intestino.

- O uso de gorduras de origem vegetal, sobretudo as monoinsaturadas, como o azeite de oliva, atua na redução do LDL.

- Faça dietas à base de frutas, verduras, legumes, carnes magras, como peito de frango e filé de peixe de águas frias e profundas.

- Diminua a ingestão de carne vermelha, embutidos, produtos feitos com gordura trans e lacticínios.

- Não faça uso frequente de comidas tipo fast food.

- Exame de sangue periódico dos níveis de colesterol é recomendado já a partir dos 20 anos, devendo ser feito mais cedo quando o risco genético cardiovasculare for maior (quando um dos pais teve ataque cardíaco antes dos 40 anos).

- Procure um cardiologista.

* Se você tem dúvidas sobre saúde, envie um e-mail para leo.kahn@uol.com.br ou visite o site www.vivaintegral.com.br 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;