Política Titulo
Genoíno desconfia, mas apóia ACM no combate à pobreza
Do Diário do Grande ABC
21/07/1999 | 16:24
Compartilhar notícia


Se o senador Antônio Carlos Magalhaes (PFL-BA) estiver realmente disposto a defender a criaçao de um imposto para o combate a pobreza, o deputado José Genoíno (PT-SP) acredita que ele tem força para arregimentar apoio suficiente no Congresso para aprovar a proposta. "Ele fez isso para uma coisa muito menor que foi a emenda Ford", disse Genoíno. "Mas eu pago para ver."

"Se essa defesa for para valer, acho que vale, no âmbito do Congresso, um grande consenso social dos partidos para a aprovaçao desse imposto", afirmou Genoíno. O imposto proposto pelo senador, de acordo com o deputado, nao é uma idéia nova, mas formulada originalmente pelo próprio PT. "Finalmente, o ACM adota uma idéia do PT", ironizou.

"A miséria social está virando uma guerra", disse Genoíno avaliando que a opiniao pública está receptiva à discussao desse tema. "O modelo que radicalizou o lucro e a vantagem está chegando ao colapso", emendou. Assim, ACM estaria "tentando ganhar espaço junto à opiniao pública" ao falar do combate à miséria. "O ACM é um ser político por excelência", avaliou o deputado, sobre os objetivos finais do senador.

De acordo com Genoíno, o PT apresentou a proposta do Imposto Solidariedade à comissao que discute a reforma tributária no Congresso. A partir de um patrimônio de R$ 50 milhoes (pessoa física) e de R$ 100 milhoes (pessoa jurídica), o contribuinte teria de pagar um imposto de 10% sobre o valor desse patrimônio, parcelado em quatro anos. A idéia veio da experiência da reconstruçao européia após Segunda Guerra.

Esse imposto geraria recursos para a execuçao do Programa de Imposto de Renda Negativo, de autoria do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), conhecido como programa de renda mínima. O programa garante uma renda mensal de um salário mínimo para famílias carentes, com alguns condicionantes, como o de manter crianças na escola até os 14 anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;