Setecidades Titulo Saúde
Mais da metade das UBSs segue sem vacina
Leonardo Santos
Especial para o Diário
12/05/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Na reta final da campanha de vacinação contra a gripe, incluindo o vírus H1N1, os grupos de risco (crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, gestantes, idosos, mães no pós-parto e trabalhadores da Saúde) continua com dificuldade em encontrar a imunização em mais da metade das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da região consultadas pelo Diário. As 40 mil doses anunciadas pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC na sexta-feira não foram suficientes para atender a demanda.

A equipe de reportagem entrou em contato com 37 postos de Saúde no Grande ABC, sendo que 19 deles não tinham a vacina em estoque ontem. A maioria das unidades de Santo André, Diadema e Mauá estava sem o serviço e afirmou que não havia previsão para a chegada das vacinas.

Aliviada, Cláudia Garcia Rodrigues, 36 anos, tem hipertensão e conseguiu se vacinar na UBS Baeta Neves, em São Bernardo. “Ouvi dizer que estava em falta e fiquei desesperada. Sinto muito pelos outros necessitados que ainda não conseguiram”, lamenta.

Com 12 semanas de gravidez, a gestante Beatriz Ferreira, 29, foi até a UBS da Vila Paulina, em Diadema, com a esperança de se imunizar. “Quando me entregaram a carteirinha de gestante, a vacina já estava em falta”, revela. “É um direito que eu deveria ter.”

“Está sem vacina desde a semana passada e não consegui tomar até agora”, conta a moradora de Diadema Kátia Pompeu, 28 anos, a respeito da UBS Centro.

O vírus já fez 12 vítimas neste ano na região, e não 13, como o Consórcio havia informado anteriormente. Uma delas, inclusive, foi uma gestante de 22 anos que residia na Vila Palmares.

Até agora, o índice de grávidas imunizadas é de 70,85%, sendo que a meta estipulada pelo Ministério da Saúde era de 80%.

Em nota, a Prefeitura de Santo André afirma que as 10,6 mil doses enviadas pelo Estado estão sendo redistribuídas nas 33 unidades da rede básica desde segunda-feira. Já a Prefeitura de Mauá informa que na cidade faltam apenas 380 gestantes para imunizar, e que as unidades do Jardim São João, Vila Assis, Jardim Feital e Parque São Vicente aguardam a reposição do estoque de vacinas. Em Ribeirão Pires, 1.053 pessoas ainda não foram imunizadas. As demais prefeituras não se manifestaram.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;