Setecidades Titulo
Incêndio no Centro de memória de Diadema foi criminoso
Rita Norberto
Do Diário do Grande ABC
14/07/2003 | 21:35
Compartilhar notícia


Foi considerado criminoso o incêndio que atingiu, na madrugada do último dia 3, o Centro de Memória de Diadema, no Centro da cidade, destruindo todo o acervo histórico-social de fotos, imagens e documentos desde a década de 20. A conclusão está no laudo técnico do IC (Instituto de Criminalística) de São Bernardo, que investigou o caso. “O laudo reúne características de um incêndio criminoso: fogo colocado, janela forçada e arrombada e objetos revirados. O que não ocorre em um incêndio comum”, disse o perito criminal do IC de São Bernardo Carlos Alberto Ribeiro da Fonseca, que preparou o laudo.

Segundo Fonseca, o laudo será encaminhado ao delegado do 1º Distrito Policial de Diadema, que está à frente do caso e tomará as providências jurídicas cabíveis. Procurado pelo Diário, o secretário de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Carlos Kopcak, afirmou, por meio de sua assessoria, que “ainda não havia recebido o laudo do IC e que, somente depois de analisar o documento, irá se pronunciar oficialmente sobre o assunto”.

De acordo com o delegado titular do 1º DP, Jorge Layre Guerreiro Filho, o laudo do IC, que ainda não havia chegado ao DP, será anexado ao inquérito policial que foi aberto para investigar o caso. “Já designei uma equipe para correr atrás deste caso. O objetivo é chegar ao autor”, disse. Encontrado, o responsável poderá pegar pena de reclusão de três a seis anos pelo crime de incêndio (artigo 250 do Código Penal Brasileiro).

Criado em 1993, o Centro funcionava provisoriamente em uma casa de cerca de 100 m², até que ficasse pronta a sua sede definitiva – um casarão da década 20, no mesmo terreno, que estava sendo restaurado. O fogo destruiu um acervo de 2 mil fitas VHS e cassetes, com entrevistas e depoimentos, mais 15 mil fotos, coleções doadas por moradores antigos, documentos e recortes de jornais. As cópias de segurança também se perderam.

Imediatamente após o ocorrido, funcionários e o próprio secretário de Cultura já acreditavam que o incêndio havia sido criminoso, por causa dos indícios como a janela entortada e vidros da Casa da Música, que fica ao lado, terem amanhecidos quebrados.

Doações – Para tentar recompor o acervo, o Departamento de Cultura de São Bernardo pede a colaboração da população para doar fotos, imagens, jornais ou documentos antigos referentes à história da cidade. Segundo a assistente de direção do Departamento, Juscilene Araújo Monteiro, a idéia é reunir o máximo de material possível até o dia 8 de dezembro, quando se comemora o aniversário de Diadema e quando deverá ser inaugurada a nova sede do acervo. As doações devem ser entregues no local onde funcionava o Centro de Memória: avenida Alda 255, Centro de Diadema. Informações: 4051-2628.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;