Cultura & Lazer Titulo Teatro
Fogo que arde sem se ver

Com 22 prêmios em três anos, ‘Incêndios’ será apresentada em Santo André hoje e amanhã

Miriam Gimenes
24/04/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


 Vivemos em um tempo em que qualquer faísca é capaz de se transformar em um fogaréu – físico ou metafórico. E a peça Incêndios, protagonizada por Marieta Severo, que mostra como cada um mantém o ‘fogo’ que lhe cabe, será apresentada hoje (duas sessões) e amanhã no Teatro Municipal de Santo André. Durante três anos em cartaz, a montagem já recebeu 22 prêmios. A direção é de Aderbal Freire-Filho.

Escrita pelo dramaturgo libanês Wajdi Mouawad, a peça conta a saga da árabe Nawal, cuja vida é atravessada por décadas de uma guerra civil que parece nunca ter fim. Ela passa seus últimos anos em voluntário exílio no Ocidente, onde morre e deixa em testamento uma difícil missão para seu casal de filhos gêmeos (Felipe de Carolis e Keli Freitas): encontrar o pai e também um irmão perdido em seu passado no Oriente. E é aí que começa a história.

Marieta, que se apresenta pela primeira vez em Santo André, ‘passeia’ durante 50 anos da vida desta mulher. “Com 15 anos ela engravidou de um namorado e teve esse filho tirado. Sua avó, sábia e analfabeta como ela, sugere que a moça saia da miséria. Nawal aprende a ler, escrever e pensar”, conta. Depois da ‘ascensão’ na cidade grande, volta ao país de origem para reaver o filho e o local está em guerra civil, na qual ela se envolve.

É presa, torturada, violentada, dilacerada. Marieta se preparou durante quatro meses para ‘vivê-la’. “Dediquei meu trabalho à Zuzu Angel, que foi uma batalhadora, lutou muito para resgatar o corpo do filho dela torturado e morto (Stuart Angel, desaparecido durante a ditadura militar). Quando vejo algumas pessoas clamando pela volta dos militares fico achando que é uma ignorância histórica muito grande. Estamos em um momento de intolerância, polarização, olhar raivoso do outro que não pensa o mesmo que você. Nesses três anos em cartaz a peça ficou mais atual e mais contundente, infelizmente”, diz a atriz.

Marieta sabe o que diz. Foi uma das pessoas que sofreram na pele o que foram os ‘anos de chumbo’, já que teve de se exilar na Itália, em 1969, junto com o marido à época, o cantor e compositor Chico Buarque.

Voltemos à peça. A atriz, que faz sua última temporada – junto também de Márcio Vito, Kelzy Ecard, Fabianna de Mello e Souza, Isaac Bernat e Flávio Tolezani – e deve se dedicar este ano ao cinema, a define como emocionante. “O autor tem capacidade de envolver o público e essa história tem um final muito surpreendente, avassalador. A gente ouve e sente a reação da plateia.” Pelo enredo, não restam dúvidas.

Incêndios – Teatro Municipal de Santo André (Praça 4º Centenário). Hoje (17h30 e 21h) e amanhã, às 17h. Os ingressos custam R$ 25 (R$ 12,50 meia-entrada) e estão à venda na bilheteria do teatro ou no site www.compreingressos.com. A classificação é 14 anos. Informações: 4433-0789.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;