Memória Titulo Memória
O avô português, o avô toscano. E mais histórias...

Dr. Wilson, quando o senhor vem a este prédio, como o senhor se sente?

Ademir Medici
22/04/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


– Dr. Wilson, quando o senhor vem a este prédio, como o senhor se sente? Que lembranças batem no seu coração? Tudo isso foi um pouco da sua vida?

– É. Foi tudo: o princípio, o meio e também será o fim. Desde que eu entrei para a então Divisão do Imposto de Renda, este prédio é o número 7. E como o prédio é próprio, também é o definitivo.

Estamos no segundo andar do Edifício Antonio Domenes Filho, na esquina das Avenidas José Caballero e Portugal. O prédio entrou em funcionamento como repartição da Receita Federal entre 1981 e 1982. O nome homenageia um antigo auditor.

Wilson Joaquim Rodrigues, que faz esta Semana Santo André, trabalhou com Domenes e com tanta gente da Federal do Imposto de Renda em Santo André nos seus 48 anos de carreira – 53, se computarmos os cinco anos em que o adolescente Wilson serviu à repartição, então na Rua Bernardino de Campos, como office-boy.

Um andreense de raízes, o Wilson. Ele nasceu na Vila Assunção. Com 4 anos a família atravessou a estrada de ferro e o Rio Tamanduateí, mudando-se para o Parque das Nações.

É no bairro Santa Terezinha, na famosa Torrinha, que Wilson faz o grupo escolar. E é por aí que joga futebol, em clubes como o Bonsucesso do Parque.

O pai, Francisco, nasceu em Santo André, em 1911, na Rua Sete de Setembro, um ano antes da fundação do Corinthians de Santo André. Marceneiro. Toda uma vida na Móveis Streiff.

A mãe, Angelina Cassini, trabalhou na Kowarick, com os Polesi.

O AVÔ PATERNO

Antonio Joaquim Rodrigues era português. Veio para o Brasil com 9 anos. Em Santo André conheceu o coronel Agenor de Camargo, nome de rua no Centro alto.

Sr. Antonio trabalhava com um carroção puxado por quatro burros. Pegava toras de madeira do trem, na estação, e transportava para a Fábrica de Móveis Streiff, na Queiroz dos Santos, onde está a loja nº 1 da Coop.

O AVÔ MATERNO

Carlos Cassini era toscano. Um homem elegante. Veio da enxada para Santo André, de capinar o dia inteiro em São João da Boa Vista. Por isso era feliz ao trabalhar na Pirelli, de varredor.

– Pra ele era a melhor coisa. Pra quem pegou uma enxada...

Amanhã na Segunda Semana Santo André:

- Sete endereços da Receita Federal

- O tempo da Coletoria

- Neste envelope, a nomeação do Wilson

Em 22 de abril de...

1616 – Miguel de Cervantes, autor de Dom Quixote, morre em Madri.

1916 – A morte do general Francisco Glicério, senador federal por São Paulo, é registrada na região. Bandeiras dos edifícios públicos foram hasteadas a meio pau. Suspensas as aulas no Grupo Escolar de Santo André, em sinal de pesar.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Os aliados contrários ao arrendamento dos navios alemães ao Brasil.’

1947 – Inaugurada a Via Anchieta, com duas pistas no planalto e uma na serra.

Diário há 30 anos

Terça-feira, 22 de abril de 1986 – ano 28, nº 6114

Manchete – Reagan (Ronald, presidente dos EUA) admite ação militar de aliados na Líbia

Transportes – Começa a funcionar o Vale-Transporte, em ônibus sob jurisdição do DER, nos trens metropolitanos da Fepasa e em lanchas do Departamento Hidroviário.

São Bernardo – Sociedade Amigos do Parque São Bernardo comemora oito anos. Na presidência, Serafim Moura. Uma festa popular é organizada na sede. São 9.000 pessoas morando em 2.000 barracos. O bairro existe há 25 anos.

Mauá – Moradores das ruas Waldemar Dalboni e Stéfano Malesqui, em Capuava, fizeram mutirão de limpeza no terreno ao redor da Capela São José. Cortaram o mato que cresce há meses, em alguns trechos a meio metro de altura.

Primeira Divisão – No Estádio Bruno Daniel, Santo André 1, gol do centroavante Gaúcho, Comercial de Ribeirão Preto 0.

Hoje

- Dia do Descobrimento (oficial) do Brasil

- Dia Internacional da Terra

- Dia da Comunidade Luso-Brasileira

- Dia da Aviação de Caça

Santos do Dia

- São Caio (Dalmácia – Roma, 296). Eleito papa em 283. Governou a Igreja durante 13 anos, em um período de trégua nas perseguições. Mesmo assim, foi decapitado.

- Bartolomeu de Cervere

- Sotero

Miles

Município Paulista

Hoje é o aniversário de Itanhaém.

Em 1532 Martim Afonso de Souza desembarca no local. O 22 de abril como aniversário da cidade é instituído em 1956, por decreto estadual e aprovação da Câmara Municipal.

Colaboração: José Macena, de São Bernardo 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;