Setecidades Titulo Santo André
UFABC e Semasa formalizam parceria

Protocolo de intenções viabilizará pesquisas nas áreas de Engenharia Ambiental e Urbana

Leonardo Santos
especial para o Diário
21/04/2016 | 07:07
Compartilhar notícia
Divulgação


Para melhorar a cooperação e a aproximação entre as instituições, a UFABC (Universidade Federal do ABC) e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) assinaram ontem protocolo de intenções (documento com finalidades, prazos e regras que devem ser seguidos) cuja vigência será de 12 meses. O objetivo da parceria é implantar projetos ambientais, que serão realizados em conjunto e devem aprimorar os estudos científicos conduzidos pela universidade.

A equipe do Diário acompanhou o evento, que contou com a presença do superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Júnior, e do vice-reitor da UFABC, Dácio Roberto Matheus, que destacaram a importância dessa união para o Grande ABC por meio de projetos das áreas de Engenharia Ambiental e Urbana, Engenharia de Energia, Ciências Biológicas e Química.

Para o vice-reitor, além de aproximar a graduação da UFABC da realidade local, as pesquisas e projetos ambientais serão potencializados, podendo gerar benefícios até mesmo para a população, como na análise do potencial de energia gerado pelos resíduos produzidos em Santo André. “Os experimentos desenvolvidos por conta da parceria podem ser levados para fora do município e beneficiar as demais cidades do Grande ABC.”

“A UFABC precisa de dados reais para realizar as pesquisas ambientais, então, o papel do Semasa é fundamental para as pesquisas e teses promovidas dentro da instituição de ensino”, comenta o superintendente, Ney Vaz, que ressalta antigas ações das duas empresas em conjunto. “Além de ajudar a desenvolver trabalhos, é uma grande parceria para projetos futuros que poderemos desenvolver.”

Os investimentos para realização das pesquisas ainda serão discutidos, de acordo com os objetivos de cada ação. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;