Cultura & Lazer Titulo Cinema
Glória Pires é a psiquiatra alagoana Nise da Silveira em novo longa

‘Nise: O Coração da Loucura’ chega a 83 salas do País, nenhuma na região

Marcela Munhoz
21/04/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


 Nos anos 1940, em um tempo em que os tratamentos mais desumanos eram usados nas clínicas psiquiátricas, uma mulher lutava pelo oposto. O nome dela? Nise da Silveira (1905 – 1999). “Não acredito em cura pela violência”, defendia a retratada em Nise: O Coração da Loucura, filme que estreia hoje nas telonas.

Glória Pires foi escolhida para viver a médica. A atriz conta que foram dois meses de preparação intensa para o papel. Nada se comparado à vida inteira de trabalho árduo de Nise, aluna de Carl Jung, e que batalhou contra os tratamentos de choque aos ‘loucos’. Especialmente durante seu trabalho no Centro Psiquiátrico Nacional Pedro II, no Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro, implantou o tratamento baseado na arte, na terapia ocupacional.

A loucura de Nise deu tão certo que, em 1952, ela fundou o Museu de Imagens do Inconsciente, centro de pesquisa destinado à preservação dos trabalhos produzidos nos estúdios de modelagem e pintura que criou na instituição. O filme, dirigido por Roberto Berliner, também conta com elenco formado por Fabrício Boliveira, Roberta Rodrigues, Augusto Madeira, Simone Mazzer e Zé Carlos Machado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;