Memória Titulo Memória
Ele trabalhou 48 anos na Receita Federal

Começamos a Segunda Semana Santo André 2016...

Ademir Medici
21/04/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Começamos a Segunda Semana Santo André 2016, agora guiados pelo professor e advogado Wilson Joaquim Rodrigues. Começamos por esta imagem inusitada. O atropelamento do cavalo em uma das vias de Santo André, nos anos 1950. Uns dizem que foi na Avenida dos Estados; outros que o atropelamento ocorreu na Avenida Dom Pedro II. Que jornal teria publicado esta imagem? – eis o mistério. Foi antes da fundação do News Seller. O NS, antecessor do Diário, surgiu em 1958 e, por certo, teria dado a notícia.

A segunda foto é da carteira funcional do Dr. Wilson, trazendo a data da sua nomeação para a Divisão do Imposto de Renda em Santo André, órgão do Ministério da Fazenda. Assina a carteira o diretor Sebastião Sandreschi.

Wilson Joaquim Rodrigues trabalhou durante 48 anos no Ministério da Fazenda, entre a sua Santo André, São Paulo e Ribeirão Pires. Tem mil histórias a contar, inclusive sobre as sete sedes da Receita Federal em Santo André, até a inauguração do atual prédio, ao lado da Praça Cívica.

E no seu depoimento, Wilson faz questão de sugerir dois destaques: o da mulher, dona Terezinha, e o do amigo Ciceá, engraxate que ele conheceu no começo de carreira, quando era boy no Imposto de Renda.

Wilson servia café, varria a repartição, ia a serviço para São Paulo, geralmente de trem. Só não gostava de buscar o café, pois tinha que atravessar a Bernardino de Campos e voltar com uma bandeja.

– É que eu tinha de desmunhecar para trazer o café.

Ciceá engraxava na rua e subia à repartição para engraxar os sapatos do diretor Sandreschi. Uma amizade de mais de 60 anos.

– Encontro com o Ciceá todos os domingos no Parque das Nações. Uma simpatia. Merece uma entrevista.

- Amanhã na Segunda Semana Santo André:

- O avô português e o avô italiano

- Um transportava toras para a Streiff

- O outro varria o chão da Pirelli

Padre Carlito, aos 80 anos

Feriado ainda mais festivo na Comunidade Jesus Alto da Serra, em Riacho Grande: o padre Carlito recebe os amigos para festejar 80 anos de vida. Este gaúcho forte e inteligente nasceu em 19-4-1936, na cidade de Guaporé, e desde a juventude encontra-se no Grande ABC.

Atuou em paróquias como a do Carmo, Boa Viagem e São José do Baeta Neves. Saiu triste desta última, mas continua a evangelizar na periferia do Grande ABC. E a criar verdadeiras crônicas pastorais.

- Aos 80 anos, ainda tenho muito a entender sobre a Igreja de Jesus e como Ele nos quer.

- Conheço duas e às vezes mais igrejas de Jesus. Faço um pouco de ato de fé para acreditar em algumas normas, regras, leis e preceitos.

- Quero continuar e não parar. Um dia terei muito tempo para descansar.

- Em crescer no amor de Deus ninguém cansa. Será só este nosso eterno trabalho, porque ama Deus quem ama os irmãos e irmãs. Não é fácil: somos todos diferentes, não iguais, mas semelhantes.

- Eu tenho dificuldade em ver Deus em todos; mas faço todo o esforço para sempre encontrá-lo. Deus é sempre mais. Só Ele nos fez, cada um, sempre à sua imagem.

- Agradeço a solidariedade, vejo e sinto nela como tantos irmãos são divinos.

Municípios Paulistas

Três municípios aniversariam neste feriado nacional:

- Bofete. Criado pela lei provincial 75, de 21-4-1880, quando se separa de Botucatu.

- Colina. Criado pela lei 2.096 e instalado em 21-4-1925, quando se separa de Barretos.

- Lins. Criado pela lei 1.708 e instalado em 21-4-1920, quando se separa de Pirajuí, na região de Bauru.

Diário há 30 anos

Domingo, 20 de abril de 1986 - ano 28, nº 6113

Nacional (Nelson Tucci) – Nova República, um ano sem o presidente Tancredo.

Política (Virgínia Pezzolo) – O país governado por Tancredo Neves seria este?

Em 21 de abril de...

1916 – O Corinthians Paulista vem jogar em Santo André e perde duas vezes para o Santo André FC: 3 a 2 entre as equipes principais; e 3 a 0 entre os segundos quadros. Os jogos foram disputados no campo da AA São Bernardo.

NOTA – Seria este o primeiro time com o nome de Santo André na região? Quem o fundou? Quanto tempo durou? Claro, nada tem a ver com o Santo André FC, antecessor do atual EC Santo André, o Ramalhão, a não ser o nome e a cidade.

A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Desembarque das tropas russas em Marselha.’

1961 – Inaugurado o novo prédio dos Correios e Telégrafos de Santo André, na Praça 4º Centenário. A agência permanece no local, mesmo que toda pichada.

Hoje

- Dia de Tiradentes

- Dia do Metalúrgico

- Dia da Latinidade

- Dia do Policial Civil e Militar

Santos do Dia

- Santo Anselmo (Itália, Aosta, 1033 – Cantuária, Inglaterra, 1109). Abade, professor, doutor da Igreja. Chegou a arcebispo-primaz da Inglaterra. Considerado o verdadeiro criador da Escolástica ou a ciência teológica no Ocidente

- Conrado de Parzão

- Silvio 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;