Setecidades Titulo Assistência Social
Santo André reabre Cras da Vila Luzita
Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
20/04/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


A Prefeitura de Santo André entregou na tarde de ontem a ampliação e reforma do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) da Vila Luzita. Com investimento de R$ 600 mil, a administração municipal projeta agora aumentar a demanda de atendimento do equipamento, fortalecendo a busca de famílias em situação de vulnerabilidade financeira e social que residem naquela região. Atualmente, cerca de 13 mil famílias são atendidas pela unidade.

De acordo com o prefeito Carlos Grana (PT), os investimentos que o Executivo tem direcionado para a região da Vila Luzita visam suprir as carências que bairros do entorno apresentam. “Trata-se de uma área que tem crescido de forma acelerada e que necessita de atenção especial. Agora que entregamos a reforma do Cras vamos agilizar as intervenções do PA (Pronto Atendimento)”, declarou.

O Cras contará com corpo formado por 17 profissionais, entre coordenador, assistentes sociais, psicólogo, agente comunitária, atendentes e operacionais. A previsão é que cerca de 600 pessoas sejam atendidas mensalmente no equipamento e, por ano, cerca de 1.000 moradores consigam acessar o serviço no local.

A ampliação do Cras também possibilitará que o espaço consiga atender outras ações socioeducativas de entidades sem fins lucrativos que estão localizadas no entorno da Vila Luzita. “Pretendemos ter mais um Cras aqui pelo tamanho da região e do território. Mas como neste ano ainda não é possível, optamos por ampliar esse espaço para suprir algumas necessidades”, relatou a secretária de Inclusão e Assistência Social, Fátima Grana.

Na avaliação da secretária, a administração municipal também deve fortalecer nos próximos meses os vínculos com instituições sociais de maneira que a população mais carente consiga acessar os serviços de atenção básica.

AMPLIAÇÃO

Após entregar no sábado o primeiro Cras itinerante do município, no Parque Andreense, e ontem reabrir a unidade da Vila Luzita, a Prefeitura de Santo André já projeta, até o fim deste ano, inaugurar mais três espaços de referência em assistência social nos bairros Jardim Marek, Jardim Cristiane e Jardim Ana Maria.

De acordo com a secretária de Assistência Social, esses espaços visam fortalecer ainda mais os cadastros de famílias em situação de vulnerabilidade do município.

Somente nesta gestão, a Prefeitura conseguiu, por meio da busca ativa realizada pelo Cras, dobrar o número de beneficiários do Bolsa Família, passando de 13 mil cadastros para cerca de 25 mil. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;