Cultura & Lazer Titulo
Versos à Boca da Noite termina neste fim de semana
Mauro Fernando
Especial para o Diário
26/05/2000 | 18:00
Compartilhar notícia


A temporada de Versos à Boca da Noite tem suas últimas apresentaçoes sábado e domingo, no Artes`n`Actos, em Santo André. Partindo de uma seleçao de poemas de autores brasileiros, o ator Milton Andrade e a bailarina Rosa Koshiba compoem com sensibilidade e lirismo um interessante retrato da existência humana. A direçao é de Marcelo Gianini. A peça poderá ser vista em Sao Paulo de agosto a dezembro.

A colagem de poemas, feita pelo próprio Milton Andrade, inclui textos de Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Manuel Bandeira, Mário de Andrade, Mário Quintana e Vinicius de Moraes. Experiente, o ator está à vontade no palco. Nao se resume a recitar versos de forma burocrática: interpreta-os com vigor, revelando as intençoes que as entrelinhas escondem.

Destaca-se também o trabalho de escolha dos poetas - modernistas que, com uma ou outra exceçao, adotaram versos soltos. Os poemas, bem alinhavados, conferem à montagem uma segura, embora nao tradicional, unidade narrativa. Das memórias do personagem brotam angústia, graça, melancolia, vulnerabilidade. A bailarina, uma metáfora da morte, entra em cena em momentos delicados, travando um duelo com quem ora a repele, ora se importa pouco com sua presença.

Os conflitos acesos pelas lembranças do personagem evocam a procura pela razao da própria existência, e é justamente aí que está a universalidade da peça. Nenhum espectador levanta da cadeira indiferente. O problema do espetáculo é a sua duraçao, 80 minutos, que prejudica o clima experimental e intimista da montagem, que o Artes`n`Actos reforça com a proximidade entre palco e platéia.

O Artes`n`Actos é um espaço alternativo - e nao mambembe, na concepçao pejorativa do termo - que trabalha outras linguagens além do teatro. "A idéia é incentivar manifestaçoes culturais na regiao, com foco no teatro", diz Douglas de Araújo, da Companhia do Nó, grupo de teatro que gerencia o espaço. A exposiçao do pintor andreense Ronaldo Kronig, por exemplo, permanece até 30 de junho.

O ator Milton Andrade, de Sao Caetano, apóia a iniciativa. "Os jovens da Companhia do Nó sao muito dinâmicos", afirma. Sábado e domingo serao apresentados pocket shows das irmas Aline e Renata Moré, que interpretam cançoes no melhor estilo banquinho e violao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;