Cultura & Lazer Titulo São Paulo
Miscelânea de influências
Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
03/11/2011 | 07:30
Compartilhar notícia
Divulgação


O Sesc Pinheiros, em São Paulo, será palco de coreografias inéditas que promovem a fusão de diferentes técnicas. Os amantes da dança podem conferir, a partir de hoje, os espetáculos "Espelho D'Água" e "Natureza - Um Olhar de Flávio Romano".

Livremente inspirada no livro "Água Viva", de Clarice Lispector (1920-1977), a montagem "Espelho D'Água" será apresentada pelas bailarinas Ana Noronha e Carolina Brandão, que também assinam em parceria a concepção e a direção.

União de técnicas, a coreografia percorre do balé clássico à dança moderna, da dança contemporânea às influências populares. A ideia é apresentar o fluxo de consciência, o ritmo e a poesia de Clarice, escrita em 1973. Com narrativa inovadora para a época, "Água Viva" representou um marco na produção da escritora ao mostrar imagens poéticas de maneira fragmentada e densa.

Estruturada em quatro eixos temáticos (água, ar, terra e sangue), baseados na leitura da obra, a montagem teve dramaturgia definida a partir de improvisos. Ao transpor a relação entre as imagens poéticas da publicação e os sentimentos que delas nasceram, as intérpretes-criadoras reinventaram a dança em diversas possibilidades de movimentação. Elas mergulham nos próprios inconscientes, expõem a leitura poética do universo feminino e criam abstrações livres.

"Espelho D'Água" tem colaboração cênica de Cristiane Paoli Quito, trilha sonora de Ramiro Murillo, iluminação de Cristina Souto e figurino produzido por Marc Lab.

Com roteiro concebido em dois atos e quatro cenas pelo maestro Rodrigo Vitta, o espetáculo "Natureza - Um Olhar de Flávio Romano" coloca no mesmo palco dança contemporânea, canto lírico, orquestra, coral e projeções de vídeo. Integrados, enaltecem as belezas naturais e o impacto gerado pelas intervenções humanas no meio ambiente, tanto no Brasil quanto no Principado de Mônaco, afinal o espetáculo é resultado de intercâmbio artístico entre os dois países.

Integram o espetáculo dez bailarinos da companhia Danseurs Performeurs, o coral Madrigal Voz Ativa, a Orquestra Filarmônica Metropolitana e a soprano lírica Taís Bandeira. As imagens da natureza de Mônaco e do Brasil foram produzidas por Antoine Loudot, vídeoartista residente em Mônaco. Os efeitos de luz são criados por Silvestre Jr. e, os figurinos, produzidos por Ursula Felix.

OUTRAS ATRAÇÕES - O Centro Cultural São Paulo exibirá duas coreografias de Kleber Lourenço entre hoje e domingo. Baseado na obra do escritor Murilo Mendes, especialmente o poema homônimo, o espetáculo "Jandira"retrata a formação de arquétipos, que norteiam as relações humanas.

Já "Negro de Estimação" representa a investigação no corpo do criador intérprete enquanto negro, partindo de suas informações socioculturais. A montagem é inspirada em oito textos da obra "Contos Negreiros", escrita pelo pernambucano Marcelino Freire.

Natureza - Um Olhar de Flávio Dança. Hoje, às 21h. No Sesc Pinheiros (Teatro Paulo Autran) - Rua Paes Leme, 195, São Paulo. Tel.: 3095-9400. Ingr.: R$ 24. Espelho D'Água Dança. Hoje, amanhã e sábado, às 20h. No Sesc Pinheiros (Auditório). Ingr.: R$ 10. Jandira Dança. Hoje e amanhã, às 21h. No Centro Cultural São Paulo - Rua Vergueiro, 1.000, São Paulo. Tel.: 3397-4002 . Entrada franca. Negro de Estimação Dança. Sábado, às 21h; e domingo, às 20h. No CCSP. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;