Cultura & Lazer Titulo
Odamar Versolatto expõe na França
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
03/06/2002 | 19:39
Compartilhar notícia


O artista plástico Odamar Versolatto, de São Bernardo, apresenta no espaço Voyageurs Du Monde, em Lyon, na França, a exposição Transparences Brésiliennes (Transparências Brasileiras). Aberta no último dia 30, fica em cartaz até 1º de julho. De caráter itinerante, a mostra foi inaugurada em agosto de 2001 no espaço cultural em Santo André que leva o nome do artista, onde ficou em exibição até setembro.

“Em tese é a mesma exposição de Santo André. Mas há algumas mudanças. Como ela passou também por outros locais, como Rio e Nordeste, há trabalhos que foram vendidos e que precisaram ser repostos. Em Lyon, são 76 obras, 20 delas elaboradas na própria cidade”, afirmou Versolatto em entrevista ao Diário, de Paris.

Transparências Brasileiras integra o projeto de Odamar batizado como Documenta Nordeste, resultado de uma viagem do artista e equipe pela região brasileira entre janeiro e março de 2001, na qual foram captadas imagens em vídeo, fotografias e gravações de entrevistas com moradores locais.

Em Lyon, Odamar exibe aquarelas, esculturas, gravuras, desenhos, fotografias e vídeos. “Na exposição, apresento o Brasil de uma forma elegante. O Brasil é pobre, mas não sofre de falta de alegria. É isso que mostro”, disse Odamar.

A estadia do artista da região na França tem ainda outros motivos. No próximo dia 13, no mesmo espaço que recebe a mostra, ele lançará dois livros.

“Um é sobre a dança popular brasileira, no qual é tratado desde o maracatu até a dança contemporânea do Grupo Corpo. O outro fala da cultura brasileira como um todo. Ambos têm imagens e textos de minha autoria”, disse Versolatto.

Com o término da exibição de Transparências Brasileiras em Lyon, a mostra deve continuar sua itinerância e passar por outras cidades européias. Para 17 de setembro está marcado o início da exposição em Marseille, também na França.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;