Memória Titulo Memória
Inezita canta na Oliveira Lima

Antes de ser sede do Ocara, os altos da Padaria Matinal...

Ademir Medici
13/04/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Antes de ser sede do Ocara, os altos da Padaria Matinal, na Oliveira Lima, foram sede do Clube da Rhodia. Ali assisti a um show da Inezita Barroso.

Cantando Ronda (composição de Paulo Vanzolini), num dos primeiros números, Inezita feriu-se com a corda do violão. Meu pai José Moura – a atendeu. Recorreu à farmácia do Zezinho Brancaglione, em frente, e fez o curativo. E a apresentação prosseguiu normalmente.

Anos depois, num outro show da mesma Inezita Barroso, este realizado na Associação Cristã de Moços, na Capital, no velho salão dos Matarazzo, meu irmão Celso a procurou.

- Inezita, você lembra daquele show que fez em Santo André?

- Lembro sim.

- Lembra do ferimento na mão?

- Também lembro. Como iria esquecer?

- Pois foi meu pai quem fez o curativo.

Um abraço comovido marcou a aproximação do fã com a artista renomada.

Cf. Humberto Moura, de Santo André, irmão do Celso, também filho do saudoso José Moura da Rhodia, que, como o pai, foi rhodiano também.

Elegância no salão

Texto: Euclydes Rocco Junior

Os bailes no Moinho foram marcantes para todos de minha geração. O salão de festas era conhecido como Palácio de Mármore, situado no oitavo andar do Moinho São Jorge, junto à via férrea, no bairro Santa Terezinha.

Em suas luxuosas instalações se apresentavam as melhores orquestras da época: Sílvio Mazzuca, Osmar Milani, Luiz Arruda Paes, Ruy Rey e até a norte-americana do Harry James, contratada pelo querido clube Panelinha.

Nessas festas, todas e todos muito bem vestidos, se sentiam saídos de filmes, indo direto para a pista de dança ou para o bem cuidado jardim que completava o majestoso cenário. De lá, voltávamos a pé para o Centro da cidade, sem nenhuma preocupação com segurança – muitas vezes, o grupo assobiava músicas de sucesso: lembro do tema do filme A Ponte Sobre o Rio Kwai.

HÁ 100 ANOS

Duas notícias publicadas pelo Estadão em 1916 referentes a Santo André:

Cancelada a corrida de touros. Os animais com destino ao circo onde haveria a tourada fugiram quando desembarcaram na Estação de São Bernardo (hoje Santo André). O dono do circo, Antonio Moreno, permanece na cidade.

E deu Brasil de Santo André na melhor de três partidas disputadas em Paranapiacaba: 5 a 1 sobre o Serrano local em partida de futebol; na preliminar, outra vitória do Brasil FC, por 4 a 0. Sendo assim, o Brasil ficou com a ‘taça do fino metal’ disputada.

Diário há 30 anos

Domingo, 13 de abril de 1986 - ano 28, nº 6107

Primeira Página – Marreteiros voltam a ocupar a Praça 18 do Forte, em Santo André

Religião – Papa João Paulo II considera útil a Teologia da Libertação.

Grande ABC – O Metrô iniciou as obras do anel viário metropolitano, ou Corredor ABD, com abertura de três frentes de trabalho, duas em Santo André e outra em Diadema.

Em 100 quilômetros, a interligação São Paulo, Diadema, São Bernardo e Santo André.

Prazo: janeiro de 1987, quando devem estar prontas também as obras do trólebus.

Política – Está chegando o novo título de eleitor, obrigatório. Nova República, nova moeda e novo título eleitoral. Plano nacional de alistamento e recadastramento começa dia 15. Reportagem: Nelson Tucci.

Em 13 de abril de...

1831 – Executado pela primeira fez o Hino Nacional Brasileiro, na festa de despedida de Dom Pedro I.

1956 – Em Santo André, o Cine Tangará inaugura festival com exibição de filmes rodados na Companhia Cinematográfica Vera Cruz.

Prefeito Pedro Dell’Antonia, de Santo André, recebido em audiência pelo governador Jânio Quadros.

1971 – Prefeito Fioravante Zampol inaugura o Teatro Municipal de Santo André.

1966 – Merenda intoxica alunos do Grupo Escolar Maria Iracema Munhoz, em São Bernardo.

1976 – Ford divulga nova tabela de preços. O automóvel mais caro da empresa é o Ford Landau e o mais acessível, o Jeep.

Hoje

- Dia Internacional da Imprensa

- Dia do Hino Nacional Brasileiro

- Dia do Jovem

- Dia do Office-Boy

- Dia do Beijo

Santos do Dia

- São Martinho I (nasceu em Todi, na Toscana, Itália; faleceu na Criméia, Sul da Rússia). Foi papa no século 5, o último papa a ser martirizado.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- Márcio

- Quintiliano

Capital Brasileira

- Hoje é o aniversário de Fortaleza, capital do Ceará, fundada em 13 de abril de 1726. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;