Cultura & Lazer Titulo
Scanner cria imagens a partir de objetos em 3 dimensoes
Renata Turbiani
Da Redaçao
25/09/2000 | 17:54
Compartilhar notícia


A Robtec, especializada em tecnologias de prototipagem rápida e sistemas de CAE/CAD/CAM, que já havia apresentado ao mercado uma "impressora tridimensional", agora está lançando um novo tipo de sistema de digitalizaçao sem contato, que transforma em desenho técnico a imagem dos objetos reais (em 3D) que sao exibidos em seu campo de leitura.

Denominado Atos, o novo digitalizador ótico, que também pode se definido como um "scanner tridimensional", desenvolvido pela empresa alema GOM, é indicado para aplicaçoes de engenharia reversa, como a geraçao de arquivos CAD ou similares, a partir de peças prontas.

De acordo com representantes da Robtec, o Atos é constituído por uma cabeça de leitura dotada de lentes especiais e microcâmeras coordenadas por sistemas inteligentes. Sua arquitetura de hardware compreende também um PC e um tripé do tipo fotográfico, que possibilitam transformar as características geométricas de um objeto em um arquivo lógico.

Com isso, o sistema pode simplesmente gerar o desenho técnico necessário ao trabalho dos engenheiros ou ser acoplado a dispositivos de impressao de objetos sólidos - via Thermojet ou máquina de estereolitografia - também comercializados pela Robtec.

Segundo a empresa, o Atos pode ser empregado para o mapeamento de peças de qualquer formato ou tamanho, pois tem capacidade para unir as diversas partes de um desenho.   "A grande facilidade desse equipamento está em sua capacidade de fazer cálculos e unir faces do objeto, mesmo que sejam digitalizadas em momentos diferentes e em um modelo matemático único", afirma o diretor da Robtec, Sérgio Oberlander. 

Entre as aplicaçoes do Atos, além da fabricaçao de desenhos técnicos para a produçao de protótipos, também está a criaçao de instruçoes lógicas para máquinas-ferramentas e mapas de engenharia destinados a estudos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;